terça-feira, 20 de julho de 2021

Em apoio aos metalúrgicos da Embraer, nosso total repúdio à agressão do vereador do Novo aos milhares de mães e pais de família demitidos

imageA derrota dos trabalhadores é a alegria dos capitalistas selvagens, brutais, desumanos e seus representantes no mercado econômico e no poder público. Vejam o absurdo. O vereador Thomaz Henrique (Novo) de São José dos Campos comemora em suas redes sociais a decisão da justiça a favor das 2.500 demissões feitas pela Embraer em plena pandemia.

Isso é mais do que defender uma política ideológica de extrema unção de direita, pois causa desemprego, miséria, dor e sofrimento. É aquele 1% de psicopatia (ausência total de empatia). É não saber se colocar no lugar do outro. É não se importar com o outro. Mesmo que isso seja ruim para o coletivo. Empregos na indústria são os menos precarizados, com categorias profissionais organizadas, sindicatos representativos fortes, melhores conquistas, salários, Acordos Coletivos. Isso retorna para a economia da cidade. Comemorar a destruição do mercado de trabalho formal e demissões em massa é, além de psicopatia social, sabotar a economia popular da cidade.

O vereador do NOVO chega a chamar de “vitória” a decisão da justiça contra os trabalhadores. A posição do vereador segue essa linha ideológica defendida pelo mercado, pelos bancos, por Paulo Guedes de que emprego é ruim, bom é demitir e aí todo mundo pode ser empreendedor. Essa foi a lógica perversa adotada nas reformas trabalhista e da previdência. É uma linha ideológica de direita quer aprofunda o sadismo contra o trabalhador.

Agentes do mercado, deste capitalismo bárbaro, como o vereador Thomaz, estão agarrados a cargos públicos representando o mercado e mandando o povo fazer aquilo que não fazem, pois estão seguros na estabilidade de mandatos públicos, recebendo salários e benesses gordas enquanto comemoram demissões em massa e redução do mercado de trabalho formal. São partidários do oportunismo e da destruição!

E são organizados para isso por grupos de extrema direita bancados pelo setor patronal. Thomaz, por exemplo, é outro oriundo do grupo chamado RenovaBR, que é uma milícia política sectária de direita que defende os interesses do capitalismo selvagem onde quer que estejam. Eles são orientados para isso para ingressar em partidos políticos diversos da direita, conquistar cargos públicos e usar este poder para destruir o social e avançar com a exploração capitalista. Tanto é que o vereador do NOVO, o principal partido, hoje, desta ideologia de dominação total do mercado, foi o único a se recusar a participar de uma comissão de vereadores e do Sindicato dos Metalúrgicos para tentar evitar as demissões na Elgin e na Movente. A quem interessa não defender empregos? É muita patifaria!

Infelizmente, essas milícias anti-trabalhador e pró-destruição capitalista fortaleceram-se nas últimas eleições vendendo esperança, renovação, mudanças e muito blábláblá liberal (uma das reinvenções do capitalismo) em publicações cínicas nas redes sociais etc. Agora mostram suas perversas intenções.

Por isso, o desrespeito do vereador é um processo político de luta de classes! Ele não está do nosso lado. Pode até não fazer parte do banquete da elite, mas está lá para defendê-los. É um agente da exploração, da selvageria, do ódio político contra a classe trabalhadora.

Portanto, nossa total solidariedade de classe aos trabalhadores e trabalhadoras demitidos da Embraer, principalmente durante a pandemia, aos milhares de outros tantos brasileiros desempregados, subempregados, explorados de todas as formas precárias e bárbaras que a patronal, o mercado consegue impor.

E tenham a certeza de que seguiremos firmes no propósito de mudar as correlações de força na sociedade e construir uma política de classes para o trabalhador.

Notícias anteriores