sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Bolsocaro, aumento dos combustíveis, disparo da inflação, preço do supermercado nas alturas: o nosso salário está sendo comido pelo mercado

O combustível disparou e a culpa não é da Petrobras. A companhia é uma empresa de economia mista desde 1997 e há muitos anos vem sendo privatizada, fatiada aos poucos. A Petrobras já foi uma empresa do “poço ao posto”, da extração do petróleo a distribuição de combustíveis e outros derivados. Hoje, é uma empresa a mercê do mercado por causa do seu Conselho de Administração e das políticas neoliberais implantadas pelos sucessivos governos.

Então por que o combustível está caro? Por causa do mercado que impôs o PPI (Preço de Paridade Internacional) na política de preços da companhia por meio do seu Conselho. O problema é que a Petrobras opera para o mercado, não para o povo. Os governos terceirizaram a sua administração para o mercado e espedaçaram o grupo. O aumento do lucro com a carestia dos combustíveis vai direto para os dividendos dos acionistas e nem se quer ficam no Brasil. É uma sangria do que era pra ser do povo brasileiro.

O preço dos combustíveis aumenta, a inflação dispara, os especuladores sabotam ainda mais a economia pra lucrar com desgraça, o supermercado fica absurdo, os produtores preferem exportar com o dólar e o euro nas alturas e a carestia consome todo o nosso salário.

Assim aumenta a pobreza e a exploração capitalista do nosso trabalho.

Notícias anteriores