O 4º Congresso da FETQUIM
Federação dos Trabalhadores Químicos discute conjuntura política e elegerá nova diretoria
A direção do Sindicato dos Químicos de São José dos Campos participa hoje, 15, e amanhã, 16, do 4º Congresso da FETQUIM (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químicos do Estado de São Paulo), em Cabreúva, interior de São Paulo. A nossa diretoria participa com 14 dos 95 delegados dos Sindicatos dos Químicos Unificados de Campinas, Osasco, Vinhedo, do ABC e da capital paulista.
O Congresso irá debater os encaminhamentos das lutas da categoria e da classe trabalhadora frente os ataques do governo Temer (PMDB) aos direitos trabalhistas, previdenciários e o desmonte dos serviços públicos com o aumento das privatizações, terceirização e corte de investimentos.
O Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e região e a Unidos Pra Lutar participam com a tese “Tomar as ruas, unificar as lutas e construir a Greve Geral. Derrotar as reformas da Previdência e Trabalhista. Fora Temer. Por um governo verdadeiramente dos trabalhadores e do povo pobre, sem corruptos, patrões e burocracias sindicais.”
É importante fortalecer o caráter classista da nossa federação na luta dos direitos dos trabalhadores, em defesa dos serviços públicos de qualidade e contra as privatizações do patrimônio público. Como diz a nossa tese, “não tem arrego. Estamos unidos num só punho, numa só categoria, numa só luta”.
Confira a programação de debates.
Dia 15
9h30 – Abertura política do Congresso;
10h15 – Análise da conjuntura política e econômica do país;
11h45 – Ataque das elites a classe trabalhadora;
12h30 – Leitura e aprovação do regimento interno;
14h30 – Compreensão do momento político atual;
16h45 – Contribuições ao balanço do mandato.
Dia 16
9h30 – Plano de Ação e de Lutas;
11h45 – Encaminhamentos e propostas;
14h – Eleição do colegiado, executivo, Conselho Fiscal e respectivos suplentes;
15h15 – Apresentação da direção da FETQUIM para o triênio 2017-2021.