quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Campanha Salarial do setor farmacêutico

A direção do Sindicato dos Químicos realizou assembleia com os trabalhadores da LM Farma, em São José dos Campos, nesta manhã, 31, para preparar a luta para a Campanha Salarial do setor farmacêutico da categoria, cuja data-base é março. Segue a luta!

image

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Ato contra os ataques do Governo

A direção do Sindicato dos Químicos, advogados trabalhistas, procuradores do trabalho, diretoria de vários sindicatos de São José dos Campos, de Jacareí e de Campos do Jordão, militantes sociais e dos departamentos jurídicos de Sindicatos realizaram ato no início da tarde desta segunda-feira, 28, em frente ao Fórum Trabalhista de São José dos Campos, no Jardim Aquárius, em defesa da Justiça do Trabalho. O ato é uma resposta à fala do presidente Jair Bolsonaro de que, além de agravar a reforma trabalhista, poderia acabar com a Justiça do Trabalho. Este movimento de reação tem ocorrido em várias partes do país. Amanhã, por exemplo, ocorrerá em Campinas. Também há uma organização para ato em São Paulo.

Mais fotos aqui>>>

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Boca no Trombone edição: 288–Jan 2019

24 de janeiro é Dia Nacional dos Aposentados. A data foi criada para homenagear os trabalhadores que passaram a vida construindo o país com muito esforço individual e lutas conjuntas com a classe trabalhadora.

Confira nesta edição especial do Boca no Trombone:
• Perda dos aposentados do INSS em relação ao salário mínimo chega a 86,38% desde o Plano Real
• Revisão e correção da aposentadoria
• Fator previdenciário e fator 85/95 (nova reforma da previdência)
• Governo quer cortar benefícios de segurados do INSS
• Em defesa da Aposentadoria Pública
• Secretaria dos aposentados
• Convênios para os aposentados

Leia o Jornal todo aqui>>>

Assembleia J&J

O Sindicato dos Químicos realizou assembleia com os trabalhadores da Johnson nesta manhã, 24, e nesta tarde para deliberar o calendário de feriado de carnaval.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Campanha Salarial

O Sindicato dos Químicos realiza assembleia com os trabalhadores da Wanna Química, nesta manhã, 23, em Jacareí. A Campanha Salarial já se encerrou na maior parte das fábricas da categoria, mas ainda há mobilizações e negociações em andamento.

Segue a luta!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Campanha Salarial Trabalhadores votam e aprovam proposta com a Pulcra

O acordo aprovado hoje, 21, pelos trabalhadores da Pulcra (Basf), em Jacareí, prevê plano de cargos e salários, isonomia salarial, não à terceirização, não ao banco de horas, aumento de 100% na bonificação de brigadistas de R$ 1.200,00 para R$ 2.400,00. Os trabalhadores estavam em estado de greve.

Parabéns a diretoria do Sindicato e aos companheiros do chão de fábrica que entenderam a necessidade de impulsionar a luta.

Sindicato forte é sindicato com base mobilizada!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Greve com avanços na Tecplás

Os trabalhadores da Tecplás, em São José dos Campos, realizaram greve na manhã desta quinta-feira, 10, e conquistaram aumento na PLR, o direito a café na manhã na empresa, redução do custo da alimentação até fevereiro e depois o fim do desconto da alimentação. Parabéns, companheiros e companheiras! Esses são avanços importantes para o Acordo Coletivo dos trabalhadores desta fábrica. A Campanha Salarial ainda não havia sido encerrada nesta empresa. Ao todo, foram quatro greves na última Campanha Salarial e mobilizações em dezenas de outras. Parabéns a toda a categoria. É a luta e mobilização dos companheiros que garantem conquistas!

image

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Luta da categoria química

Pedido De fiscalizacao FLC 2019O Sindicato dos Químicos registrou, hoje, 7, pedido na SRTE (Secretaria Regional do Trabalho e Emprego) para a fiscalização com urgência da FLC, em Caçapava. No último sábado, 5, o trabalhador Edson Galvão morreu após ser eletrocutado por uma descarga elétrica de 5 mil volts.

Há antecedentes. Recebemos a denúncia de que o próprio Edson já havia recebido uma descarga elétrica há quatro anos. A FLC está em processo de recuperação judicial e tem descuidado com frequência das condições de trabalho. Hoje, em reunião de CIPA, da qual o Sindicato dos Químicos participou, não houve nenhum esclarecimento. A empresa tem exercido pressão sobre a CIPA. Nem a SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes) ocorreu no ano passado.

O Sindicato vai cobrar a apuração do acidente e as responsabilidades devidas. Esta tragédia trás a tona outro ponto de discussão fundamental para a segurança dos trabalhadores, que é a manutenção do Ministério do Trabalho e das SRTEs. A intenção do atual governo de tornar o Ministério do Trabalho uma subpasta dentro do Ministério da Economia e de atacara a justiça do trabalho enfraquecerão os orgãos de fiscalização das condições de trabalho e agravarão a exploração capitalista dos patrões.

O Brasil já é um dos países com o maior número de acidentes do trabalho e subnotificação destas ocorrências. A situação pode se agravar muito mais. A próxima edição do Boca no Trombone trará mais informações a respeito.

Notícias anteriores