terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Encontro do dia Internacional das Mulheres


 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Sindicato do Químicos 60 ANOS DE LUTA!


Uma história de muitos confrontos, vitórias e organização da classe trabalhadora!

Esse instrumento de luta dos trabalhadores E completa 60 anos em 2023 com um histórico de enfrentamentos e conquistas de direitos para os trabalhadores. O Sindicato é uma construção histórica em evolução. Os primeiros passos foram em 1963, em Jacareí. Temos pouca informação deste período. Sabe-se que o Sindicato era, naquele momento, uma espécie de entidade cartorial, sem raízes no chão de fábrica e inserção na luta direta dos trabalhadores.

Com a redemocratização e a industrialização cada vez maior da região, já em meados da década de 1980, os trabalhadores de base criaram uma associação, em São José dos Campos. Como forma de combater essa organização pela base, a então direção do Sindicato pediu extensão de base territorial. A partir disso, o Sindicato passou a alcançar até a base de Taubaté para se contrapor à Associação.

Nesse período, as lutas começam a ficar mais aguerridas no embate contra o capital e a exploração dos patrões e governos. Então os companheiros que criaram a associação de base em São José formaram uma chapa combativa e conquistaram a direção do Sindicato.

Nos últimos anos da década de 1980, o Brasil viveu o apogeu das lutas sindicais, da construção da CUT, que, naquele momento, era um instrumento independente dos governos e patrões para lutar e organizar os trabalhadores.


As primeiras greves históricas da categoria química começam a ocorrer no fim dos anos 1980. É também neste período que o nosso Sindicato ingressa de vez na luta política e social do país apoiando a luta pela terra, por justiça social e contra as primeiras consequências aqui na região das políticas neoliberais implantadas no mundo por meio da globalização econômica.

Já como reflexo da luta contra o neoliberalismo, grandes greves marcaram a história da categoria na Johnson, na Monsanto. Houve greves importantes e longas em muitas fábricas, como: IQT (Taubaté), Monsanto (atualmente, Bayer), Johnson, Fademac (atualmente, Tarkett), Cognis (atualmente, Basf), Kodak, Plastic Omnnium, IPA, FLC, IFF e outras.


Essa história está sendo resgatada pelo Sindicato em um documentário a ser lançado na data de aniversário dos 60 anos da entidade, em 11 de março.


8 de março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA

Dia Internacional da Mulher Trabalhadora é uma data de comemoração por tudo o que já foi conquistado pelas trabalhadoras no mundo, mas, acima de tudo, é uma data de luta para tentar esclarecer homens e mulheres contra o machismo e a desvalorização da mulher imposta pelo patriarcado.

Você, homem, pode até dar parabéns, flores, mas o que elas querem e merecem é reconhecimento, direitos, igualdade de gênero. Hoje não é dia de dar parabéns, nem de dar ou receber flores. Não adianta dar parabéns, mas manter piadas machistas, estereótipos de gênero, ameaças psicológicas contra parceiras afetivas e/ou sexuais, continuar sexualizando e assediando mulheres, como no transporte público.

Por mais que lutemos, por mais que combatamos o machismo e o feminicídio, os canais Disque 100 e Ligue 180, que recebem as denúncias de violência contra a mulher, registram milhares de denúncias de agressões de gênero por ano. São 12 denúncias por hora. As agressões contra mulheres e assassinatos por feminicídio pioraram na pandemia. A casa se tornou um local de risco para muitas mulheres. Os números voltaram a mostrar uma piora do cenário neste início de 2023. Isso não é aceitável, não é assunto de marido e mulher, não deve ficar entre quatro paredes!

Quantas vezes você faltou com o respeito com alguém por se tratar de uma mulher? Você corrige os parças quando eles faltam com respeito ou falam em agredir mulher como se isso fosse brincadeira?

Nós temos que combater essas práticas juntos porque as vidas mulheres depende disso! Defender a vida das mulheres é lutar contra o machismo!



EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DESCONTO TAXA NEGOCIAL PLR

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de São José dos Campos e Região, entidade sindical de primeiro grau, CNPJ 53.322.442/0001-10, por seus representantes legais, convoca todos os trabalhadores ativos e aposentados das indústrias químicas, plásticas e farmacêuticas das cidades de São José dos Campos, Jacareí, Santa Branca, Caçapava, Taubaté, Tremembé, Jambeiro, Paraibuna, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilha Bela, a comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 25 de fevereiro de 2023, no salão de assembleias do Sindicato, situado à Praça Carlos Maldonado Campoy, 23 - Centro, São José dos Campos/SP, em primeira chamada às 10h e, em segunda chamada às 10h30min, para a seguinte ordem do dia :

1- Discussão e aprovação do desconto da contribuição negocial sobre PLR (Participação nos Lucros e Resultados), no percentual de 5% (cinco por cento), conforme disposto na Cláusula décima quinta, letra “c”, da Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2023.

São José dos Campos, 15 de fevereiro de 2023.

Luiz Eduardo Sanches       Davi Paulo de Souza Junior

Representantes Legais do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de São José dos Campos e Região.

Edital de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária da Campanha Salarial 2023 do Setor Farmacêutico

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de São José dos Campos e Região, entidade sindical de primeiro grau, CNPJ 53.322.442/0001-10, por seus representantes legais, convoca todos os trabalhadores das indústrias farmacêuticas das cidades de São José dos Campos, Jacareí, Santa Branca, Caçapava, Taubaté, Tremembé, Jambeiro, Paraibuna, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, a comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 17 de fevereiro de 2023, na Rua Jaguarão, 95, Chácaras Reunidas, CEP: 12238-410, São José dos Campos-SP, em primeira chamada às 6h30min e, em segunda chamada, às 7h, para a seguinte ordem do dia:

1-      Discussão e Aprovação da Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial/2023.

2-      Autorização para negociação e assinatura de Convenção Coletiva de Trabalho, referente à data base da categoria farmacêutica.

3-      Autorização para instauração de dissídio coletivo de trabalho, caso seja necessário.

4-      Autorização para negociação e assinatura de Acordo de Participação nos Lucros e/ou Resultados das empresas.

5-      Outros assuntos de interesse da categoria, conforme Estatuto Social.


São José dos Campos/SP, 13 de fevereiro de 2023

Davi Paulo de Souza Junior e Luiz Eduardo Sanches

Representantes Legais do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e

Farmacêuticas de São José dos Campos e Região.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Todo apoio às famílias atingidas pelas chuvas e desabamentos no Litoral Norte

 O Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região e a Unidos Pra Lutar estamos acompanhando de perto a situação dos atingidos pelas chuvas e desabamentos no município de São Sebastião/SP


Notícias anteriores