quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Químicos da Tarkett estão em greve contra demissões


Os funcionários da empresa química Tarkett, em Jacareí, estão de braços cruzados por tempo indeterminado desde ontem, 14, contra o anúncio de demissões na empresa. A paralisação foi aprovada em assembleia mobilizada pelo Sindicato dos Químicos, filiado à central sindical CSP-Conlutas.

A multinacional francesa anunciou que irá executar uma reestruturação na planta e poderá demitir cerca de 35 trabalhadores. A mudança envolve o fechamento do setor conhecido como VCT. No entanto, as demissões ocorrerão em toda a planta. A fábrica tem cerca de 240 funcionários na fabricação de paviflex e piso vinílico.

A paralisação é em defesa dos postos de trabalho e estabilidade para todos os trabalhadores. Segundo o dirigente sindical e trabalhador da fábrica Carlos Roberto de Souza, “iniciamos a greve na Tarkett em repúdio ao anúncio das 35 demissões e ao fechamento do setor. Nós do Sindicato somos contrários às demissões e não aceitamos negociar nenhum tipo de pacote”.

A paralisação vem ao encontro da mobilização dos trabalhadores na Campanha Salarial, que está em curso. Houve avanços na discussão da pauta de negociação salarial, mas não quanto às demissões, ponto esse que deflagrou a greve.



A luta dos trabalhadores pela manutenção dos empregos recebe solidariedade internacional. Os trabalhadores da matriz da Tarkett na França também estão em greve. Eles estão em luta desde o dia 29 de novembro por aumento salarial e mandaram mensagens de apoio ao movimento em Jacareí.

O documento relata a agressividade da empresa nas negociações. A fábrica é uma das líderes mundiais na produção de piso vinílico e alcançou lucro de €280 milhões no ano passado à custa de muito esforço dos trabalhadores.

Lideranças sindicais e políticas do Brasil também enviaram mensagens de apoio. O deputado federal pelo PSOL/RJ Glauber Braga mandou vídeo em solidariedade à luta dos trabalhadores.

A greve na planta de Jacareí segue por tempo indeterminado. Há uma reunião agendada com a empresa para esta tarde. Qualquer avanço será levado aos trabalhadores e votado em assembleia.

Notícias anteriores