sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

8 de março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA

Dia Internacional da Mulher Trabalhadora é uma data de comemoração por tudo o que já foi conquistado pelas trabalhadoras no mundo, mas, acima de tudo, é uma data de luta para tentar esclarecer homens e mulheres contra o machismo e a desvalorização da mulher imposta pelo patriarcado.

Você, homem, pode até dar parabéns, flores, mas o que elas querem e merecem é reconhecimento, direitos, igualdade de gênero. Hoje não é dia de dar parabéns, nem de dar ou receber flores. Não adianta dar parabéns, mas manter piadas machistas, estereótipos de gênero, ameaças psicológicas contra parceiras afetivas e/ou sexuais, continuar sexualizando e assediando mulheres, como no transporte público.

Por mais que lutemos, por mais que combatamos o machismo e o feminicídio, os canais Disque 100 e Ligue 180, que recebem as denúncias de violência contra a mulher, registram milhares de denúncias de agressões de gênero por ano. São 12 denúncias por hora. As agressões contra mulheres e assassinatos por feminicídio pioraram na pandemia. A casa se tornou um local de risco para muitas mulheres. Os números voltaram a mostrar uma piora do cenário neste início de 2023. Isso não é aceitável, não é assunto de marido e mulher, não deve ficar entre quatro paredes!

Quantas vezes você faltou com o respeito com alguém por se tratar de uma mulher? Você corrige os parças quando eles faltam com respeito ou falam em agredir mulher como se isso fosse brincadeira?

Nós temos que combater essas práticas juntos porque as vidas mulheres depende disso! Defender a vida das mulheres é lutar contra o machismo!



Notícias anteriores