sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Sindicato do Químicos 60 ANOS DE LUTA!


Uma história de muitos confrontos, vitórias e organização da classe trabalhadora!

Esse instrumento de luta dos trabalhadores E completa 60 anos em 2023 com um histórico de enfrentamentos e conquistas de direitos para os trabalhadores. O Sindicato é uma construção histórica em evolução. Os primeiros passos foram em 1963, em Jacareí. Temos pouca informação deste período. Sabe-se que o Sindicato era, naquele momento, uma espécie de entidade cartorial, sem raízes no chão de fábrica e inserção na luta direta dos trabalhadores.

Com a redemocratização e a industrialização cada vez maior da região, já em meados da década de 1980, os trabalhadores de base criaram uma associação, em São José dos Campos. Como forma de combater essa organização pela base, a então direção do Sindicato pediu extensão de base territorial. A partir disso, o Sindicato passou a alcançar até a base de Taubaté para se contrapor à Associação.

Nesse período, as lutas começam a ficar mais aguerridas no embate contra o capital e a exploração dos patrões e governos. Então os companheiros que criaram a associação de base em São José formaram uma chapa combativa e conquistaram a direção do Sindicato.

Nos últimos anos da década de 1980, o Brasil viveu o apogeu das lutas sindicais, da construção da CUT, que, naquele momento, era um instrumento independente dos governos e patrões para lutar e organizar os trabalhadores.


As primeiras greves históricas da categoria química começam a ocorrer no fim dos anos 1980. É também neste período que o nosso Sindicato ingressa de vez na luta política e social do país apoiando a luta pela terra, por justiça social e contra as primeiras consequências aqui na região das políticas neoliberais implantadas no mundo por meio da globalização econômica.

Já como reflexo da luta contra o neoliberalismo, grandes greves marcaram a história da categoria na Johnson, na Monsanto. Houve greves importantes e longas em muitas fábricas, como: IQT (Taubaté), Monsanto (atualmente, Bayer), Johnson, Fademac (atualmente, Tarkett), Cognis (atualmente, Basf), Kodak, Plastic Omnnium, IPA, FLC, IFF e outras.


Essa história está sendo resgatada pelo Sindicato em um documentário a ser lançado na data de aniversário dos 60 anos da entidade, em 11 de março.


Notícias anteriores