sexta-feira, 21 de setembro de 2012

assembleia-campanha-salarial-1-2012Encontro de Base 2012 vai debater pautas específicas por fábrica

O Sindicato dos Químicos vai realizar um Encontro de Base com os trabalhadores no dia 20 de outubro, sábado, a partir das 9h, no nosso salão de assembleias, em São José dos Campos. Nós vamos elaborar e discutir as pautas específicas por fábrica para a Campanha Salarial 2012. A pauta geral já foi aprovada em assembleia no Sindicato no dia 3 de setembro e será apresentada à patronal no dia 24 de setembro.

Como indicador geral, nós vamos lutar por 12% de aumento (inflação + aumento real), aumento do piso da categoria, da PLR, horas extras de 130% e 85% na Convenção Coletiva para todas as fábricas, redução da jornada para 40h semanais sem redução de salários em todas as empresas para aumentar a oferta de vagas no setor e outros pontos.

O Encontro de Base vai estipular pautas específicas para ampliar os direitos dos trabalhadores por empresa. Na Johnson, por exemplo, a jornada de trabalho é de 36h. Por isso, nós vamos lutar para reduzir também a jornada de 44h da categoria química nas outras empresas.

Nós podemos avançar nas propostas de PLR, redução de jornada, horas extras de 130% e 85% para todos os trabalhadores e outros benefícios específicos.

Margem para nós conquistarmos vitórias importantes o setor químico tem. Em 2011, a categoria conquistou 10,1% de reajuste, com 3,24% de ganho real.

Este ano, nós podemos alcançar mais! Nos seis primeiros meses de 2012, a indústria química cresceu 4,61% em produção e 8,7% em vendas internas. No mesmo período, os preços dos produtos do setor aumentaram 6,7%. A indústria de plásticos cresceu 6,4% em 2011 e os preços dos produtos aumentaram 5,3%, em média.

Participe do Encontro de Base 2012 e contribua para a nossa luta!

div

insalubridadeQuímicos vencem ação de insalubridade contra a Johnson

O Sindicato dos Químicos venceu uma ação na justiça de insalubridade contra a Johnson. A ação é de 2001. O valor total do processo que vencemos é de R$ 3 milhões. A lista dos trabalhadores incluídos no processo tem dezenas de trabalhadores. Infelizmente, muitas pessoas que teriam direito ao processo não foram aceitas na lista pela justiça quando iniciamos a ação.

Primeiro: a justiça considerou apenas trabalhadores que desempenhavam atividades com óleo e graxa e que eram sócios do Sindicato à época da perícia na empresa para esta ação. Por isso, nem todos estão incluídos.

Segundo: o Sindicato entrou com outros processos na justiça cobrando periculosidade e também a insalubridade para todos os trabalhadores, independente se sócio ou não. Contudo, esses outros processos ainda correm na justiça.

Já realizamos uma assembleia no nosso salão com os companheiros contemplados neste processo, quando eles foram informados do valor a receber e datas previstas para o pagamento.

É lamentável que esse processo não inclua muitos outros trabalhadores. Nós entendemos isso como uma discriminação da justiça. Também é lamentável a indústria de boatos que a empresa lançou sobre essa ação para confundir os trabalhadores.

Continuamos lutando para que todos os trabalhadores tenham esse e outros direitos reconhecidos. Parabéns aos trabalhadores contemplados nesta ação!

div

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

E-DANDO-QUE-SE-RECEBE-2012A luta na GM é de todos nós!
Os trabalhadores estão unidos contra o subemprego, a redução de direitos e por empregos e salários dignos!

Os patrões, principalmente as multinacionais, e a prefeitura de São José e Jacareí estão compactuadas com a mesma política de arrocho do salário e retirada de direitos trabalhistas. Diante das chantagens da GM, a prefeitura de São José se limita a exigir mais sacrifícios dos trabalhadores e acusar quem defende vida digna para os trabalhadores.

Para as empresas, os governos oferecem ajuda financeira com a isenção de impostos, que deixam de ser arrecadados, e empréstimos sem nenhuma contrapartida social, como a manutenção dos postos de trabalho sem a redução de salários e direitos.

A imprensa e os patrões vendem a mentira de que as empresas precisam demitir e diminuir os direitos dos trabalhadores para serem competitivas. Só que a GM e outras empresas têm sido financiadas pelo dinheiro público para obterem o lucro privado.

O que a GM e os patrões querem impor, e contam com o apoio da imprensa para isso, é o banco de horas, a redução do piso salarial, o parcelamento das férias, a suspensão do contrato de trabalho, a demissão de trabalhadores com melhores salários e dos lesionados. A GM quer aumentar a exploração a níveis do início do capitalismo. Para isso, ela aplica um projeto de redução de direitos e, no último período, já demitiu centenas de trabalhadores.

Da GM, os ataques passarão para outras empresas da região, como, inclusive, já ocorrem na Johnson, no transporte público da região, na Cebrace e também no funcionalismo público.

Assim, todos nós, trabalhadores, temos que nos unir para defender os empregos e direitos dos trabalhadores da GM e de toda a classe trabalhadora. Em direitos não se mexe!

div

DIRIGIR-E-COBRAR-NAO-DA-2012Para retirar cobradores e aumentar lucros, prefeitura e patrões atacam o transporte

Os Condutores do Vale do Paraíba estão em Campanha Salarial. A data-base da categoria é maio. Já se passaram quatro meses e até agora os patrões não concederam aumento real. Repassaram no salário dos trabalhadores apenas a inflação do período - 4,88%.

As empresas querem rebaixar o salário, criar piso menor para os motoristas do micro-ônibus, mini-ônibus e ônibus de até 35 lugares como se a responsabilidade pelas vidas transportadas nesses veículos não fosse a mesma.

A pergunta que não quer calar: o valor da passagem destes tipos de ônibus vai ser menor? Com certeza, não!

O Sindicato e os trabalhadores já reprovaram esta brutalidade dos patrões e da prefeitura. A prefeitura quer obrigar o motorista a dirigir, cobrar, conferir o troco, dar assistência ao cadeirante, prestar informação ao usuário e enfrentar o trânsito sozinho. O tempo da viagem vai aumentar e a segurança do transporte vai diminuir ainda mais. Trânsito é coisa séria e perigosa! O acúmulo de funções impede que o motorista se fixe em suas atividades de direção, sobrecarregando o trabalhador, causando stress, aumentando as doenças ocupacionais etc. Nós não aprovamos estas medidas e a população, com certeza, também não. Isto é retirada de direitos!

O Sindicato vem lutando por um acordo desde maio, mas os patrões são intransigentes. Já fizemos greve,operação Tartaruga, mobilizações com apoio do Fórum de Lutas, outros sindicatos e movimentos sociais. Propusemos uma nova forma de greve: rodar os ônibus sem cobrar a passagem para que a população não ficasse sem ônibus, mas os patrões novamente tiveram o apoio da justiça que concedeu o direito de demitir os motoristas e cobradores por justa causa se não cobrassem as passagens. É uma grande mentira quando dizem se importar com a população. Se fosse assim, em todas as greves transportaríamos o povo com o maior prazer sem cobrar a passagem, mas a justiça - a mando das empresas e prefeitura - só defende o lucro, não o transporte coletivo como direito social.

div

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

atencaoEsclarecimento sobre processos jurídicos

Companheiros, o Sindicato dos Químicos não presta informação por e-mail ou telefone de nenhum processo em andamento. Por motivo de segurança, qualquer informação só pode ser prestada, pessoalmente, direto com o nosso departamento jurídico, no horário de expediente.

O Sindicato possui muitas ações na justiça referentes às várias empresas da categoria. Cada processo segue um rito de encaminhamento. Os números dos processos e o andamento deles podem ser consultados no nosso site na lista resumida pelo Advogado. O andamento completo deles podem ser checados também por meio do número do processo direto no site da esfera judicial do trabalho TRT15 em que a ação se encontra: 1º, 2º ou 3º instância.

Já as informações sobre nomes incluídos nos processos, ações concluídas, indenizações conquistadas só pessoalmente. Este tipo de informação não pode ser fornecida por outro meio.

Aguardamos a compreensão de todos os sócios e sócias da entidade!

div

aviso_boneco_2012Lista de processos atualizada

A lista com o resumo dos processos abertos pelo Sindicato foi atualizada, confira os andamentos dos processos.

Acesse agora clicando aqui!

 

 

div

Notícias anteriores