quinta-feira, 25 de julho de 2013

historia-sindicato-fotoSindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região: 50 anos de luta!

A categoria química da região tem uma razão muito importante para estar presente nas lutas da categoria e da classe trabalhadora. O instrumento de luta dos trabalhadores, este Sindicato, completa 50 anos em 2013 com um histórico fantástico em defesa dos direitos dos trabalhadores.

capa-cartilha-50-anos-do-sindicato-2013Este instrumento começou a ser construído em 1963. À época, os trabalhadores construíram uma Associação de Trabalhadores Químicos de Jacareí e região. Com a Ditadura Militar e os anos de chumbo, a nossa entidade foi impedida de realizar grandes batalhas sob risco de agressão da repressão militar armada e violenta. Com a redemocratização e
industrialização cada vez maior da região, já em meados da década de 1980, essa associação cresce, transforma-se em Sindicato e tem a sua primeira sede ainda em Jacareí. Com a base em crescimento, as lutas começam a ficar mais aguerridas no embate contra o capital e a exploração dos patrões e governos.

Lei mais em nossa edição especial de 50 anos clicando aqui

div

capa-cartilha-assedio-moral-2013Cartilha explicativa sobre o ASSÉDIO MORAL
O assédio não é um problema individual, mas sim uma “forma” generalizada de “controle” dos patrões nas relações de trabalho, nas relações de subordinação que afetam os trabalhadores em todo o mundo.

O QUE É?

É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. É mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas (desiguais) em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração. Uma característica marcante do assédio moral é a inferiorização da vítima, o isolamento, a intimidação do trabalhador ou da trabalhadora por meio do poder hierárquico inconsequente e continuado.

Saiba tudo sobre ASSÉDIO MORAL em nossa cartilha clicando aqui

div

sexta-feira, 12 de julho de 2013

greve-jnj-10-07-2013Greve com 100% de adesão na Johnson e outras fábricas químicas

Os trabalhadores da categoria química e farmacêutica de São José dos Campos e região estão fortemente presentes nas atividades deste Dia Nacional de Lutas da classe trabalhadora. A Johnson e a TI Brasil, em São José dos Campos; a IPA, FLC, em Caçapava; e a Plastic Omnium, em Taubaté, estão em greve de 24h com 100% de adesão dos trabalhadores dos turnos e do horário administrativo.

É a classe trabalhadora em luta e unida em todo o país contra os ataques dos governos e patrões aos nossos direitos. Este é um recado claro para os governos, que ainda não entenderam as reivindicações populares do último período.

Nós queremos mudanças na condução política e econômica do país, o fim das mordomias e gastanças públicas, fim do foro privilegiado, cadeia para corruptos e corruptores, contra o leilão do pré-sal, contra o projeto de lei 4330 que permite o avanço da terceirização sobre a atividade-fim, pela anulação da reforma da Previdência votada com a compra de votos dos mensaleiros e outros pontos.

A greve nas fábricas químicas da região permanecerá durante todo o dia com a adesão dos companheiros e companheiras do segundo e terceiro turno.

div

quarta-feira, 10 de julho de 2013

greve-geral-11-07-201311 DE JULHO É DIA NACIONAL DE MANIFESTAÇÕES, PARALISAÇÕES E GREVE GERAL!

Os protestos gigantescos recentes que marcaram a luta do povo brasileiro, com a juventude à frente, por justiça social, redução da tarifa do transporte, mais investimentos em saúde, educação, contra a corrupção, os gastos bilionários da Copa etc. impulsionam a luta da classe trabalhadora neste 11 de julho. Nesta quinta-feira, as centrais sindicais, partidos de esquerda, sindicatos de luta, movimentos estudantis e populares farão manifestações, paralisações e greves gerais em várias categorias em todo o país.

Amanhã é dia das bandeiras vermelhas dos trabalhadores tomarem as ruas do país para mostrar “que um filho teu não foge a luta”, mas que há muitos lutadores neste fronte contra os ataques dos governos e dos patrões há muito tempo. Que venha pra luta quem acordou agora! Junte-se aos trabalhadores que sempre estiveram na defesa dos direitos do povo brasileiro!

A aglutinação de forças entre a juventude e os setores organizados dos trabalhadores pode alavancar a luta do povo brasileiro por mudanças. É por isto que nós sempre estivemos na luta, por mudanças de caráter classista a favor da classe trabalhadora!

O governo tem que nos atender. Nós lutamos por:

· Redução da tarifa e mais qualidade dos transportes coletivos;

· Mais investimentos na saúde e educação pública;

· Fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias;

· Redução da jornada de trabalho sem redução de salário;

· Fim dos leilões lesa-pátria das reservas de petróleo;

· Contra o PL 4330, que permite o avanço da terceirização;

· Fim do Fóro Privilegiado dos políticos;

· Corte dos gastos com propaganda oficial, veículos oficiais, contratação de comissionados;

· Reforma Agrária.

O que a classe trabalhadora vai deixar claro neste grande dia de luta é que nós não aceitamos a indiferença dos governos aos protestos gigantescos de junho e exigimos atenção as nossas reivindicações. Para sair da crise que causaram e tirar o povo das ruas, os governos anunciaram mentiras para enganar a população. O povo exige 10% do PIB na educação e outros 10% na saúde.

Uma manobra na Câmara dos Deputados diminui os investimentos em saúde e educação para 0,4% do PIB. Ou seja, os deputados fizeram exatamente o contrário do que o povo exigiu nas ruas. A classe trabalhadora exige todos os investimentos do petróleo nacional nos serviços públicos, mas o governo engana a população apenas com a discussão dos royalties, que são a esmola do petróleo.

Fora que em plenas manifestações no mês passado, o governador Geraldo Alckmin aumentou o próprio salário e parlamentares da base do governo no Congresso usaram aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para assistir a final da Copa das Confederações, no Rio de Janeiro, e viajar para o nordeste.

Por isso, a classe trabalhadora organizada tem que tomar a frente dos protestos, politizar os debates e cobrar dos governos municipais, estaduais e federal o corte de gastos na propaganda oficial, dos salários dos políticos, principalmente vereadores, deputados e senadores. E isto apenas para começar!

O que de mais grave nós temos que combater e impedir são todas as artimanhas do sistema capitalista político para manter a burguesia sempre lucrando horrores a custa da exploração dos direitos dos trabalhadores!

div

quarta-feira, 3 de julho de 2013

PLACA-DE-AVISO-ATUALIZACAO-SOCIO

50-anosA 12ª Festa da Categoria Química da região irá ocorrer em um momento especial para a categoria. O Sindicato está completando “50 anos de Lutas”!

A nossa confraternização anual, além de ser uma tradição da família dos trabalhadores e trabalhadoras, terá ainda mais importância para o companheirismo da categoria e a união na luta por nossos direitos!

A Festa será no dia 28 de julho, das 11h às 17h, no mesmo local do ano passado, no Clube da Sabesp, no Jardim Urbanova, em São José dos Campos.

Os adultos poderão se divertir com música ao vivo, aproveitar o churrasco, chopp e torcer no sorteio de brindes. Este ano, também serão sorteadas 5 motos. Lembrando que o sorteado deverá apresentar documento de identificação ou carteirinha de sócio do Sindicato.

As crianças poderão se divertir com a cama elástica, a piscina de bolinhas, o futebol de sabão, o escorregador e se deliciar com refrigerante, pipoca, algodão doce.

Os convites serão entregues nas fábricas durante a Campanha de Sindicalização. Os aposentados e aposentadas podem retirar na sede ou subsedes. Haverá transporte para os companheiros de Jacareí, Caçapava e Taubaté.

Atenção: Este ano, não será feita sindicalização na portaria da Festa, apenas nas fábricas ou sede e subsedes.

Seja sócio do Sindicato, fortaleça a nossa entidade e venha participar da confraternização!

Clique aqui para ler a edição 220 do boca no trombone!

div

Notícias anteriores