O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São José dos Campos e região manifesta total solidariedade aos trabalhadores da Unilever de Vinhedo, que estão em greve desde sexta-feira, 29, contra a demissão de 130 funcionários.
A ação já é resultado do que a patronal pretende com a reforma trabalhista e a terceirização irrestrita aprovada pelo Congresso Nacional a mando das empresas. A economia neoliberal tem gerado crises ininterruptas e provocado recuo da economia popular, o aumento do desemprego e do custo de vida por conta da persistente inflação e dos juros absurdos que corroem o poder de compra das famílias brasileiras.
Para aumentar o lucro ante a crise do próprio sistema, a patronal parte para o aumento da exploração a fim de empurrar para a classe trabalhadora os danos do capitalismo, agravando a queda do poder aquisitivo, afetando a economia popular e piorando a crise do sistema. Não à toa a Unilever teve aumento no lucro líquido de 23,8% (3,11 bilhões de euros) no último semestre.
É importante ressaltar que enquanto os bancos batem recorde de lucro com a crise econômica, explorando o aumento dos juros e a especulação financeira, as empresas registram aumento dos lucros com o aumento da exploração, o desemprego ultrapassa 13 milhões de trabalhadores, segundo dados do IBGE. Os números levam em conta apenas empregos de carteira assinada. O desemprego considerando a informalidade (bicos) é muito maior.
Assim sendo, exigimos a manutenção dos empregos de todos os trabalhadores e vamos lutar contra a destruição trabalhista e o avanço da terceirização. Em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Envie a moção para:
- Gerente de Recursos Humanos da Unilever
- Gerente de Relações Industriais da Unilever Vinhedo
- Atendimento ao cliente Unilever
sac@atendimentounilever.com.br
- Presidência da República
micheltemer@micheltemer.com.br
gabineteagenda@planalto.gov.br
- Governo do estado de São Paulo
- Prefeitura de Vinhedo
secretaria.governo@vinhedo.sp.gov.br
Com cópia para:
- Sindicato dos Químicos de Vinhedo