sábado, 28 de abril de 2018

28 de abril é dia de lembrar os mortos e lutar pela vida!

imageO dia 28 de abril é uma data internacional em que se lembram dos mortos em local de trabalho e as vítimas em decorrência de acidentes ou doenças do trabalho. Nós vendemos nossa força de trabalho, não nossa saúde ou nossas vidas. 28 de abril é data para combater o lado do trabalho que fere, lesiona e mata!
Apesar dos esforços para se combater as condições de risco aos trabalhadores, o acirramento da exploração capitalista sobre o trabalhador só tem piorado as condições de trabalho e os riscos a que os trabalhadores estão expostos.

As doenças profissionais continuam sendo as principais causas das mortes relacionadas com o trabalho. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente mais de dois milhões de mortes por acidentes ou doenças decorrentes do trabalho no mundo. Os números expõem uma brutalidade. São mais de 5500 mortes por dia relacionadas ao trabalho.

Os terceirizados são as maiores vítimas dos acidentes e mortes no trabalho por causa da alta rotatividade, baixo treinamento, aumento da exploração, descumprimento das normas de segurança por terceirizadas etc.
Assim, nós temos que lembrar os mortos para lutar pela vida! Temos que exigir treinamentos específicos e contínuos para todo o quadro operário de qualquer empresa, condenar empregadoras que relegam a segurança e integridade do trabalhador, exigir o cumprimento padrão de todas as normas de segurança.

Esta luta é gigantesca, do tamanho da importância da vida do trabalhador!

Notícias anteriores