segunda-feira, 5 de março de 2018

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

imageUma data para falarmos de igualdade de gênero e de oportunidades

O Dia Internacional da Mulher é uma data de comemoração por tudo o que já foi conquistado pelas trabalhadoras no mundo, mas, acima de tudo, é uma data de luta. O Dia Internacional da Mulher Trabalhadora é celebrado em centenas de países com conferências, debates e atos públicos para defender os direitos da mulher na sociedade atual. A luta das trabalhadoras é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito, o machismo e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários menores exercendo a mesma função que homens, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

8 de março é um dia em que devemos expor para a sociedade a luta cotidiana da mulher trabalhadora contra o capitalismo, as reformas neoliberais que retiram direitos de mulheres e homens, mas tem peso maior sobre as mulheres por causa da dupla jornada com o trabalho doméstico, violência sexual e psicológica, o fim do trabalho doméstico como atribuição apenas da mulher, a objetificação das mulheres por padrões estéticos e de comportamento sexual.

Por saúde e educação públicas de qualidade e por todas as lutas que reivindiquem para trabalhadoras e trabalhadores melhor qualidade de vida.

Leia mais matérias do Jornal 276 aqui>>

Notícias anteriores