quarta-feira, 28 de abril de 2021

28 de abril: Dia Mundial em memória dos mortos por acidentes do Trabalho

imageO Brasil é um dos países com o maior índice de acidentes e mortes de trabalho no mundo. As ações deste governo pioram muito estes riscos a nossa saúde e vida. O fim do Ministério do Trabalho e das Normas Regulamentadoras isenta as empresas da responsabilidade e impedem o acesso a benefícios do INSS. Não podemos aceitar. A vida e integridade física dos trabalhadores têm que estar acima do lucro!

As doenças profissionais continuam sendo as principais causas das mortes relacionadas com o trabalho. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente mais de dois milhões de mortes por acidentes ou doenças decorrentes do trabalho no mundo.

Temos que exigir treinamentos específicos e contínuos para todo o quadro operário de qualquer empresa, condenar empregadoras que relegam a segurança e integridade do trabalhador, exigir o cumprimento padrão de todas as normas de segurança.

Não podemos esquecer ainda que o governo Bolsonaro dificultou no ano passado, com o decreto 936, a realização de exames e perícias medidas durante a pandemia, o que prejudica a identificação de trabalhadores contaminados no local de trabalho e impede o trabalhador de ter acesso a direitos legais do INSS, como licença por doença.

A luta em defesa das nossas vidas e da nossa saúde é uma luta política contra a exploração de governos e patrões. É preciso impedir a destruição dos instrumentos de luta dos trabalhadores, fortalecer os órgãos de fiscalização, impedir a destruição das NRs (normas regulamentadoras).

image

Notícias anteriores