O Sindicato dos Químicos, a FETQUIM e outras organizações do movimento sindical e social apoiam o documentário “Pinheirinho dos Palmares”, que será lançado neste sábado, 22, 10 anos depois do violência da tropa de choque.
"Pinheirinho dos Palmares: A Luta Contra Injustiças" será lançado no bairro Pinheirinho dos Palmares, às 19h. De manhã, haverá ato no antigo Pinheirinho.
A ação foi reconhecida como um dos maiores crimes de Estado contra os direitos humanos cometidos no período pós-ditadura militar.
Pessoas de outras cidades e estados ou que não conseguirem se deslocar até o bairro, poderão assistir ao documentário no dia 5 de fevereiro às 19h na internet no site https://www.even3.com.br/pinheirinhodospalmares.
“A produção Pinheirinho dos Palmares é uma contribuição para superar o negacionismo em relação aos inúmeros crimes de estado praticados contra a comunidade do Pinheirinho”, conta Everton Rodrigues, diretor do documentário. "Negar o massacre do Pinheirinho significa ignorar a própria história de escravidão e criminalização da população excluída no Brasil!, completa.
O terreno que foi ocupado é parte da massa falida da Selecta S/A, de propriedade do especulador acusado e preso por corrupção, Naji Nahas, e jamais atendeu à exigência do artigo 5º da Constituição Federal, sobre a função social da terra. Além disso, o empresário acumula dívida acima de R$ 190 milhões com a prefeitura por não pagar IPTU entre 1981 e 2022.