quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Químicos barram reforma trabalhista e garantem CCT por dois anos

imageO Sindicato dos Químicos e a FETQUIM (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Estado de São Paulo) encerraram a negociação com a patronal na FIESP, em SP, garantindo a renovação da CCT (Convenção Coletiva da Trabalho) e barrando a aplicação da reforma trabalhista na categoria. Todas as cláusulas sociais e a reposição integral da inflação dos últimos 12 meses no salário e no piso foram conquistas desta Campanha Salarial.

A negociação deste ano ocorreu sob os efeitos da reforma trabalhista. A mobilização dos trabalhadores em assembleias nas bases de todos os sindicatos da categoria mostrou a disposição de luta dos trabalhadores para impedir a retirada dos nossos direitos. Várias categorias estão sendo atacadas violentamente nas suas Convenções. Na categoria química, a renovação das cláusulas sociais por mais dois anos foi uma vitória de cada trabalhador e trabalhadora.

Confira alguns pontos da CCT:

· Reajuste pelo INPC de 1/11/17 a 31/10/18;

· Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 1.000,00 para empresas com até 49 funcionários;

· PLR no valor de R$ 1.110,00 para empresas com mais de 50 funcionários;

AUXÍLIO CRECHE (CLÁUSULA 20ª)

Trabalhadoras químicas têm direito ao auxílio creche com duração de 24 meses a serem contado após o período de licença maternidade. Pela nossa convenção, as empresas devem manter local apropriado para guarda e vigilância dos filhos das trabalhadoras, no período de amamentação, ou conceder, caso seja opção da trabalhadora, um reembolso de despesas efetuadas para este fim. O valor corresponderá ao total das despesas havidas com a assistência de filho (a) registrado (a) ou legalmente adotado (a), até o limite máximo do salário normativo vigente no mês de competência do reembolso. Na lei, não há previsão.

ADICIONAL NOTURNO 40% (CLÁUSULA 14ª)

Nossa convenção coletiva garante um acréscimo de 40% em relação à hora diurna, inclusive em turnos de revezamento, aos trabalhadores que cumprem jornada entre as 22h de um dia as 5h da manhã seguinte. Este percentual é maior que o previsto na CLT, que é de 20% sobre a hora diurna.

HORAS EXTRAS (CLÁUSULA 13ª)

No setor químico, as horas extraordinárias prestadas de 2ª feira a sábado serão pagas com acréscimo de 70% sobre o valor da hora normal. Este valor é maior que o previsto nas leis trabalhistas, que é 50%. Todas as extras prestadas durante o descanso semanal remunerado, sábados compensados ou dias compensados ou feriados, serão acrescidas de 110%, valor também maior que os 100% previstos pela CLT.

Vale ressaltar que a Campanha Salarial 2018 não terminou. Agora a luta parte para fábrica a fábrica para discutirmos pontos específicos e lutarmos por conquistas acima da Convenção com mobilização e unidade. Contudo, parabéns a toda a categoria pela manutenção da Convenção ante a ameaça da reforma trabalhista.

Na imagem, os dirigentes do Sindicato dos Químicos, Luís Eduardo e Carlinhos, e do nosso advogado, Dr. Gilberto Silvério, assinam a Convenção Coletiva na Fiesp, em São Paulo, ontem, 30.

Informe jurídico

image

O departamento jurídico do Sindicato dos Químicos tenta encontrar os companheiros abaixo listados que trabalharam na Johnson. Por favor, entrem em contato com a Emanuelle no (12)3921-8177. Se por acaso você conheça alguns destes trabalhadores, que não estão mais na Johnson, peça-os para entrar em contato conosco.

Saudações!

1. Ademir Donizetti Silveiro

2. Alberto Simões de Aguiar

3. Aldo Vasconcelos Pereira

4. Ana Paula Rocha de Souza

5. Antonio de Lima Frias

6. Arlindo Martins da Silva

7. Augusto Cesar Giomo

8. Benedito Claudio da Silva

O FRACASSO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO CHILE QUE PAULO GUEDES E BOLSONARO QUEREM IMPLANTAR NO BRASIL.

imageA principal preocupação dos chilenos atualmente é a previdência. Privatizada em 1981, durante a ditadura, prometia extravagâncias capitalistas na aposentadora. Mais de 30 anos depois, em que os primeiros segurados começam a se aposentar por este sistema, o rendimento recebido é de 40% do salário de contribuição.

Leia a matéria completa aqui>>

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Campanha Salarial 2018

O Sindicato dos Químicos realizou assembleia com os trabalhadores do 1º turno da Johnson nesta manhã, 30,sobre os encaminhamentos da Campanha Salarial e informes da negociação de calendário das emendas de fim de ano e do processo da catraca. Segue a luta!

image

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Edital de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária – Campanha Salarial 2018

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de São José dos Campos e Região, entidade sindical de primeiro grau, CNPJ 53.322.442/0001-10, por seus representantes legais, convoca todos os trabalhadores das indústrias químicas, plásticas e farmacêuticas das cidades de São José dos Campos, Jacareí, Santa Branca, Caçapava, Taubaté, Tremembé, Jambeiro, Paraibuna, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilha Bela, a comparecerem na Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 29 de outubro de 2018, no salão de assembleia do Sindicato à Praça Carlos Maldonado Campoy, nº 23 – Centro - São José dos Campos/SP, em primeira chamada, às 17h e, em segunda chamada, às 17h30 para a seguinte ordem do dia:
1) Deliberação sobre a proposta patronal apresentada para renovação da Convenção Coletiva (cláusulas sociais e econômicas, inclusive, Participação nos Lucros e Resultados);
2) Autorização para o Sindicato, por meio de seus representantes legais, assinar Convenção Coletiva, em caso de aceitação das propostas apresentadas;
3) Aprovação de desconto de taxa de inclusão social em benefício da categoria como cláusula de Convenção Coletiva;
4) Discussão e deliberação da proposta de estado de greve na categoria em caso de rejeição da proposta patronal; e,
5) Autorização para que o Sindicato instaure dissídio coletivo em caso de recusa de proposta e impasse nas negociações.

São José dos Campos/SP, 25 de outubro de 2018.
Carlos Roberto de Souza E Luiz Eduardo Sanches
Representantes Legais do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de São José dos Campos e Região.

CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA

imageOs moradores do Jardim Nova Esperança, na região central de São José dos Campos, protestam desde o início desta quinta-feira, 25, contra o fechamento de um dos acessos do bairro. Os manifestantes estão em frente ao Paço Municipal e se reunirão com a prefeitura para exigir a retirada das manilhas com areias colocadas ontem, 24, na entrada do bairro.

Os moradores do Jardim Nova Esperança estão sendo coagidos há anos a abandonar o bairro. A prefeitura quer a remoção das famílias para atender aos interesses da valorização imobiliária na região e para possível trajeto de vias asfaltadas, o que compromete o meio ambiente local. O bairro é constituído há mais de 100 anos e a grande parte dos moradores nasceu no local. A prefeitura tem feito cortes de água regulares como forma de pressionar os moradores a saírem de suas casas.

Grande parte dos moradores vive de pequenos trabalhos, como reciclagem de lixo, e da venda de hortaliças e outros vegetais. O bloqueio de uma das entradas do bairro atrapalha a livre-circulação de pequenas carroças e veículos de transporte de material reciclável.

A desculpa usada pela prefeitura é a de combater a criminalidade na região, a famosa criminalização da pobreza. A ação da prefeitura, que começou na administração anterior, segue a linha de higienização dos centros urbanos com o deslocamento da população pobre para as periferias.

O núcleo está congelado e novos moradores não podem ir para o local. Alguns moradores preferiram aceitar as condições impostas pela prefeitura e questionadas pela Defensoria Pública para deixarem o local sob indenizações irrisórias e deslocamento para moradias longes de seus meios de trabalho. Outros estão sendo coagidos pela presença ostensiva da guarda municipal, corte de água e fechamento de via.

Pelo fim da criminalização da pobreza e pelos direitos dos moradores do Banhado e pela preservação ambiental do pulmão de São José dos Campos.

image

PALESTRA: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS DIREITOS HUMANOS

Hoje, 25, às 19h, no salão de assembleias do Sindicato dos Químicos, que fica em frente à Praça Carlos Maldonado Campoy, 23, centro, São José dos Campos/SP.

Palestrante: Luiz Fernando Bernardes
Advogado e militante do movimento sindical.

O evento é aberto ao público em geral. Participe!

image

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Carta de Repúdio

imageO Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São José dos Campos/SP e região repudia veementemente o mandado de busca e apreensão de milhares de jornais da imprensa alternativa dentro do Sindipetro/NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), em Macaé/RJ, no último sábado, 20. Os jornais da edição “Especial Eleições 2018” do Brasil de Fato foram apreendidos por ordem do juiz eleitoral do município, Sandro de Araújo Lontra, atendendo ao pedido da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL).

Os fiscais do TRE tentaram pular os portões e ameaçaram atirar no porteiro caso ele não os abrisse, segundo denúncia do Brasil de Fato. Não havia atividade no local devido ao fim de semana.

A apreensão de materiais da imprensa alternativa e a invasão de sindicato é pratica comum de um Estado Ditatorial. É inaceitável tal prática, que configura uma tentativa clara de interferência na eleição presidencial a favor do candidato Jair Bolsonaro (PSL), que já declarou ser contra qualquer espécie de ativismo, independente se trabalhista, ambiental, religioso, cultural ou político. O candidato prega o caminho para um Estado opressor, violento, centrado numa figura ditatorial que nega o direito às liberdades individuais e de livre-organização.

Os jornais do Brasil de Fato apreendidos no Sindipetro/NF tratam apenas das diferenças entre os programas de governo dos candidatos à presidência Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). A apreensão dos materiais é mais uma prova do Poder Judiciário a favor de um candidato. Esta mesma justiça faz vista grossa para o escândalo do Caixa 2 de empresários para alimentar o terror e o ódio nas redes sociais a favor da candidatura de Jair Bolsonaro. Esta mesma justiça relativizou a divulgação, ontem, 21, de declarações do deputado Eduardo Bolsonaro de que “um soldado e um cabo são suficientes para fechar o STF” (Supremo Tribunal Federal). O desprezo às instituições é uma violência contra a democracia e a imposição da força contra o povo trabalhador brasileiro.

É inaceitável este atentado contra a liberdade de imprensa do jornal Brasil de Fato e esta invasão à sede do Sindipetro/NF.

Em defesa das liberdades democráticas, da livre-organização dos trabalhadores, da liberdade da imprensa alternativa ao poderio das grandes redes de comunicação.

Trabalhadoras em defesa dos direitos da classe trabalhadora e da democracia.

II Grande ato político-cultural, em São José dos Campos, contra o ódio na eleição e nas redes sociais.

image

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Assembleia sobre o Processo da Catraca: J&J

imageO Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de São José dos Campos e Região, entidade sindical de primeiro grau, CNPJ 53.322.442/0001-10, por seus representantes legais, na forma prevista em seu estatuto, convoca todos os trabalhadores associados ou não, dos setores de produção e administrativo, representados coletivamente pelo sindicato no processo 0011241-78.2017.5.15.0083 das empresas do grupo JOHNSON & JOHNSON - (1) JOHNSON & JOHNSON DO BRASIL IND. E COM. DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA, (2) JOHNSON & JOHNSON INDUSTRIAL LTDA E (3) CILAG FARMACÊUTICA LTDA - em andamento na 3ª Vara do Trabalho de São Jose dos Campos, a comparecerem á Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 19 de outubro de 2018, no salão de assembleias do Sindicato, situado à Praça Carlos Maldonado Campoy, n.º 23 – Jardim Santa Luzia - São José dos Campos / SP, ALTERNATIVAMENTE em um dos seguintes horários: I) no turno da manhã, em primeira chamada às 10h e em segunda chamada às 10h:30m; e, II) no turno da tarde, em primeira chamada às 18h e, em segunda chamada às 18h:30m, para a seguinte ordem do dia: 1) Autorização para o sindicato abrir negociações com as empresas do Grupo Johnson & Johnson referente ao processo 0011241-78.2017.5.15.0083, que se encontra em fase de conhecimento, em Primeira Instância, perante a 3ª Vara trabalhista em São José dos Campos/SP; 2) Discussão, Elaboração e deliberação sobre a proposta para, eventual, acordo que o sindicato e os trabalhadores assistidos no processo deverão apresentar para as empresas do Grupo JOHNSON & JOHNSON referente ao processo indicado acima.

São José dos Campos - São Paulo, 11 de outubro de 2018.

Carlos Roberto de Souza e Luiz Eduardo Sanches

Representantes Legais do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de São José dos Campos e Região.

Campanha Salarial 2018

O dirigente Luiz Eduardo Sanches do Sindicato dos Químicos concedeu entrevista na rádio Cacique de Taubaté nesta manhã sobre a Campanha Salarial da categoria. A pauta já foi protocolada na FIESP, em São Paulo. A luta é por 5% de aumento real mais a reposição da inflação e a manutenção de todos os direitos da nossa Convenção Coletiva.

image

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Edital de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de São José dos Campos e Região, entidade sindical de primeiro grau, CNPJ 53.322.442/0001-10, por seus representantes legais, na forma prevista em seu estatuto, convoca todos os trabalhadores associados ou não, dos setores de produção e administrativo, representados coletivamente pelo sindicato no processo 0011241-78.2017.5.15.0083 das empresas do grupo JOHNSON & JOHNSON - (1) JOHNSON & JOHNSON DO BRASIL IND. E COM. DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA, (2) JOHNSON & JOHNSON INDUSTRIAL LTDA E (3) CILAG FARMACÊUTICA LTDA - em andamento na 3ª Vara do Trabalho de São Jose dos Campos, a comparecerem á Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 19 de outubro de 2018, no salão de assembleias do Sindicato, situado à Praça Carlos Maldonado Campoy, n.º 23 – Jardim Santa Luzia - São José dos Campos / SP, ALTERNATIVAMENTE em um dos seguintes horários: I) no turno da manhã, em primeira chamada às 10h e em segunda chamada às 10h:30m; e, II) no turno da tarde, em primeira chamada às 18h e, em segunda chamada às 18h:30m, para a seguinte ordem do dia: 1) Autorização para o sindicato abrir negociações com as empresas do Grupo Johnson & Johnson referente ao processo 0011241-78.2017.5.15.0083, que se encontra em fase de conhecimento, em Primeira Instância, perante a 3ª Vara trabalhista em São José dos Campos/SP; 2) Discussão, Elaboração e deliberação sobre a proposta para, eventual, acordo que o sindicato e os trabalhadores assistidos no processo deverão apresentar para as empresas do Grupo JOHNSON & JOHNSON referente ao processo indicado acima.

São José dos Campos - São Paulo, 11 de outubro de 2018.

Carlos Roberto de Souza e Luiz Eduardo Sanches

Representantes Legais do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de São José dos Campos e Região.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Campanha Salarial 2018

A diretoria do Sindicato dos Químicos está em São Paulo para a 1ª rodada de negociação da Campanha Salarial 2018. A reunião ocorre entre a FETQUIM (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químicos de São Paulo) e os representantes da patronal (CEAG-10/FIESP) no Sindicato dos Químicos de São Paulo, que fica no bairro da Liberdade.

Pauta dos trabalhadores
• Salário normativo de R$ 1.700,00;
• Reajuste salarial da inflação (INPC) mais 5% de aumento real;
• Participação nos Lucros e Resultados (PLR) mínima equivalente a dois pisos salariais;
• Homologação obrigatória no Sindicato;
• Proibição do trabalho das gestantes em local insalubre;
• Discussão sobre jornada de trabalho só com a presença do Sindicato.

A negociação deste ano ocorre frente ao cenário da terceirização irrestrita e da reforma trabalhista. Por isso, a nossa luta é para garantir na Convenção todos os direitos que temos e não permitir a precarização do trabalho na nossa categoria. E vamos precisar de muita união e mobilizações dos trabalhadores para isso. Todos à luta!

image

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Eleições 2018

Os trabalhadores têm que defender os seus direitos nas eleições! Não vote nos candidatos do mercado! Vote na garantia dos seus direitos!

O que pensam os candidatos sobre a reforma trabalhista, que ataca os direitos e a renda da sua família, e a reforma da Previdência, que pode acabar com sua aposentadoria pública do INSS?

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

CAMPANHA SALARIAL 2018

O Sindicato dos Químicos realizou assembleia na Monsanto na manhã desta quinta-feira, 4, para apresentar e votar a pauta de Campanha Salarial da categoria. A nossa data-base é 1º de novembro e a pauta já foi entregue à patronal na FIESP, em SP. A nossa luta é por 5% de aumento real acima da inflação e pela não aplicação da redução de direitos com a reforma trabalhista do governo Temer (MDB) e do Congresso Nacional.

image

image

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Novo convênio de Descontos para os Associados


Logo_Convenios_2017SPORT CENTER - ARTIGOS ESPORTIVOS
Desconto de 10% para produtos fora da promoção mediante apresentação da carteirinha de sócio e faturamento para 10 dias via boleto.
Fone: 3922-1956 ou 3322-1966
Praça Dr. João Mendes, nº. 42 - Centro - SJC.

Confira mais convênios aqui>>>

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

#eleNÃO Rio de Janeiro

Milhares de mulheres na Cinelândia, no Rio de Janeiro, lutam contra a misoginia, o racismo, a exploração de classe, a homofobia e o preconceito de todo tipo, que são formas de opressão e exploração dos trabalhadores e trabalhadoras.

#eleNÃO São José dos Campos

Ato em São José dos Campos organizado pelas mulheres contra a misoginia, o racismo, a homofobia e a exploração econômica defendida por um candidato que representa a invocação do mal nestas eleições.

Notícias anteriores