quarta-feira, 13 de março de 2019

Ato Público: Justiça por Marielle e Anderson Gomes – Quem mandou matar?

O diretório do PSOL de São José dos Campos vai realizar amanhã, 14, com o apoio do Sindicato dos Químicos, um ato público em homenagem a ex-vereadora Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes. A violenta execução que chocou o país e entidades de direitos humanos no mundo completa um ano nesta quinta-feira.

Desde o início das investigações, as milícias têm sido apontadas como autoras do atentado. Ontem, 12, foram presos um policial militar e um ex-policial. A investigação aponta que Ronnie Lessa é o autor dos 13 disparos que mataram Marielle e Anderson. Ele estava no banco de trás do Cobalt que perseguiu o carro da vereadora. Já Élcio Vieira de Queiroz dirigiu o Cobalt.

image

O policial militar Ronnie Lessa foi preso em sua mansão de R$ 4 milhões no mesmo condomínio do presidente Jair Bolsonaro. Ele foi preso com grande carregamento de armas e é apontado pela polícia civil do Rio de Janeiro como traficante de armas.

Segundo a denúncia das promotoras Simone Sibilio e Leticia Emile, assinada pelo juiz substituto do 4º Tribunal do Júri Gustavo Kalil, “é inconteste que Marielle Francisco da Silva foi sumariamente executada em razão da atuação política na defesa das causas que defendia. A barbárie praticada na noite de 14 de março de 2018 foi um golpe ao Estado Democrático de Direito", diz a denúncia.

"É muito grave o que fizeram com a segurança pública do Rio de Janeiro para chegar a esse ponto. Agora, o mais importante é saber quem mandou matar. Quem matou não foi só quem apertou o gatilho. Quem matou é quem mandou matar. Qual é a motivação política? Que interesse existia para matar Marielle? É isso que a gente tem de exigir agora", declarou o deputado federal, Marcelo Freixo (PSOL), amigo próximo de Marielle, que, segundo as investigações, também era monitorado pelos suspeitos de assassinato.

O ato público será no salão do Sindicato os Químicos, que fica à Praça Carlos Maldonado Campoy, 23, Rua Áurea, centro, São José dos Campos, às 18h30. O evento é aberto.

Notícias anteriores