sexta-feira, 31 de maio de 2019

#30M–2019 Contra os ataques do governo a Educação e Previdência!

Mobilização de estudantes, professores, trabalhadores de universidades e institutos públicos e privados, sindicatos de luta, movimentos sociais e ativistas no centro de São José dos Campos contra os cortes do ministro da educação do governo Bolsonaro na educação. Agora segue a luta e rumo à Greve Geral de 14 de junho contra a reforma da previdência.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

#30M 2019

30 de Maio é nova data de luta em defesa da educação, contra a reforma da previdência, a destruição das NRs (Normas Regulamentadoras do Trabalho) e esquenta para a Greve Geral contra a reforma da previdência, em 14 de junho.

Em São José dos Campos, haverá ato na Praça Afonso Pena, a partir dàs 16h. Em Taubaté, haverá mobilização na Praça Santa Terezinha, às 17h

terça-feira, 28 de maio de 2019

Em DEFESA da EDUCAÇÃO #30M

Professores, alunos, funcionários de escolas públicas e privadas, ativistas da educação, movimentos sociais, sindicatos voltarão às ruas nesta quinta-feira, 30, para novo Dia de Luta em Defesa da Educação. A luta é contra os cortes do governo Bolsonaro, Paulo Guedes (ministro da economia) e do ministro da educação, Abraham Weintraub. O Sindicato dos Químicos participará dos atos em Taubaté (Santa Terezinha, às 17h) e na Praça Afonso Pena, em São José dos Campos, às 16h. Levaremos as nossas bandeiras em defesa da aposentadoria pública, contra a reforma da previdência, contra o agravamento da reforma trabalhista com a destruição das normas Regulamentadoras do Trabalho. É preciso deter a destruição da educação, dos direitos trabalhistas, do meio ambiente, da aposentadoria! Todos à luta!

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Desgoverno!

O governo Bolsonaro suspendeu de maneira generalizada bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O ataque sistemático à universidade pública no Brasil, a fim de abrir espaço ao setor privado, fez com que nosso país se tornasse um daqueles com as maiores proporções de matrículas no setor privado em todo o mundo.

A taxa de privatização no Brasil é maior do que a média dos demais países da América do Sul, mas a taxa de inclusão de jovens no ensino superior, perto de 40% (1), está bem abaixo da média observada nos demais países sul-americanos, de 58% (no Brasil, a taxa de inclusão é pouco mais da metade daquela observada na Argentina ou na Venezuela e significativamente inferior à do Uruguai, países com taxas de privatização bem inferiores à brasileira). Ou seja, a privatização não resolveu – e não tinha porque resolver – o problema da inclusão.

terça-feira, 21 de maio de 2019

Assembleia com os trabalhadores da J&J–Processo Itinere “Catraca”

O Sindicato dos Químicos encerrou nesta manhã, 21, a rodada de assembleia com os três turnos da Johnson. Os trabalhadores (as) deliberaram a manutenção das negociações com a empresa sobre o processo do itinere, conhecido como processo da catraca. Segue a luta!

image

image

Mais fotos no links:
https://www.facebook.com/quimicosjc/photos/pcb.2167018593411344/2167016523411551/?type=3&theater

https://www.facebook.com/quimicosjc/photos/pcb.2168108356635701/2168103589969511/?type=3&theater

sábado, 18 de maio de 2019

2º Jornada Jurídica: Criminalização dos Movimentos Sociais e Estado Democrático de Direito

O Sindicato dos Químicos sedia nesta noite a abertura da 2ª Jornada Jurídica da Classe Trabalhadora do Vale do Paraíba para tratar das estratégias para defender os direitos dos trabalhadores e garantir uma unidade entre as organizações de luta

Participarma na parte final:
Thais Riedel – Advogada, professora de Direito do Trabalho e Previdenciário do Centro Universitário de Brasília. Foi Presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/DF (2013-2018) e Vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário da OAB. É presidente do IBDPREV - Instituto Brasiliense de Direito Previdenciário
Ivan Valente - Deputado Federal pelo PSOL/SP. Integra a Comissão Especial que analisa a PEC 06/19 (Reforma da Previdência)
Alencar Santana - Deputado Federal (PT/SP)

Link para o Download da apresentação (Slides em PDF) da Thais Riedel: clique aqui>>>

Participarma na parte inicial:
Érica Meirelles - Servidora da Defensoria Pública do estado de São Paulo e presidente da Associação Nacional de Servidoras e Servidores das Defensorias Públicas (ANSDEP)
Aderson Bussinger - Advogado sindical, conselheiro da OAB-RJ

sexta-feira, 17 de maio de 2019

2º Jornada Jurídica: Debate: Desafios do Direito do Trabalho Pós-Reforma Trabalhista

O Sindicato dos Químicos sedia nesta noite a abertura da 2ª Jornada Jurídica da Classe Trabalhadora do Vale do Paraíba para tratar das estratégias para defender os direitos dos trabalhadores e garantir uma unidade entre as organizações de luta

Participantes do debate:

Adriane Reis de Araújo – Procuradora Regional do Trabalho em São Paulo
Jorge Luiz Souto Maior - Desembargador
Cezar Britto –
Advogado e ex-presidente da OAB
 

quinta-feira, 16 de maio de 2019

2ª Jornada Jurídica ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio

O movimento sindical de luta da região irá realizar no Sindicato dos Químicos a 2ª Jornada Jurídica da classe trabalhadora do Vale do Paraíba. A participação de importantes nomes do direito trabalhista do país, como o desembargador Jorge Souto Maior e o advogado e ex-presidente da OAB Cézar Britto, já estão confirmadas. O evento vai tratar das estratégias para defender os direitos dos trabalhadores e garantir uma unidade entre as organizações de luta.

A inscrição para o evento pode ser feita no site www.2jjuridicadostrabs.wixsite.com/sjuridica. O salão de eventos do Sindicato dos Químicos fica à Praça Maldonado Campoy, 21, no centro, em São José dos Campos/SP.

PROGRAMAÇÃO:

17 de maio de 2019 - 19h - Abertura

Mesa: Desafios do Direitos do Trabalho Pós Reforma Trabalhista
Adriane Reis de Araújo – Procuradora Regional do Trabalho em São Paulo - Mestre pela PUC- SP, doutora pela Universidade Complutense de Madri - Vice presidente do Instituto de pesquisas e estudos avançados da Magistratura e do Ministério público do trabalho - IPEATRA
Jorge Luiz Souto Maior - Desembargador
Cezar Britto – Advogado e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

18 de maio de 2019 – 9h

Mesa: Criminalização dos Movimentos Sociais e Estado Democrático de Direito
Érica Meirelles - Servidora da Defensoria Pública do estado de São Paulo - Graduanda em Direito pela USP - Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - Presidenta da Associação Nacional de Servidoras e Servidores das Defensorias Públicas - ANSDEP Militante na defesa de direitos humanos Feminista - Setorial Jurídico do PSOL SP - Rede Feminista de Juristas - DeFEMde - Integrante do Colégio de Entidades do CONDEPE (Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana)
Aderson Bussinger - Advogado sindical, conselheiro da OAB-RJ , diretor do centro de pesquisa e documentação da OAB-RJ, Mestre em ciências jurídicas e sociais pela UFF

14h

Mesa: Reforma da Previdência
Thais Riedel - Advogada. Professora de Direito do Trabalho e Previdenciário na Graduação do curso de Direito do Centro Universitário de Brasília. Foi Presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/DF (2013-2018) e Vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Federal (2016-2018). É presidente do IBDPREV - Instituto Brasiliense de Direito Previdenciário. Autora do livro "O Direito Previdenciário e o Princípio da Vedação do Retrocesso" (LTR, 2013).
Ivan Valente - Deputado Federal pelo PSOL/SP e Líder da Bancada. Integra a Comissão Especial que analisa a PEC 06/19 (Reforma da Previdência). É engenheiro e professor.
Alencar Santana - Deputado Federal (PT/SP)

quarta-feira, 15 de maio de 2019

15/05/2019 Dia Nacional de Luta em defesa da educação

O Sindicato dos Químicos amanheceu com mobilizações na Bayer/Monsanto, em São José dos Campos, e na Produquimica, em Jacareí, em defesa do ensino básico e superior atacados pelo corte de verbas do governo federal.

image


Ato público em São José dos Campos contra o corte de verbas da educação.


15 de maio é Greve Nacional da Educação. Mais de 80 universidades brasileiras, escolas privadas e públicas pararam nesta quarta-feira, 15, para protestar contra o corte de verbas do governo Bolsonaro. O recado que vem das ruas é claro: "o professor é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo". O povo está unido em prol da educação. Atos e passeatas ocorrem durante todo o dia. Já são mais de 20 cidades com grandes manifestações, além das atividades nas portas das instituições de ensino. Apoiando a nossa luta, acadêmicos de mais de 800 universidades em todo o mundo assinaram uma carta aberta escrita em Harvard contra o plano do governo de Jair Bolsonaro de cortar investimentos em cursos de filosofia e sociologia, ciências e no ensino fundamental. Em São José dos Campos, houve uma grande passeata com mais de 5 mil pessoas pelo centro da cidade. A Greve Geral da educação é o primeiro passo para a Greve Geral dos trabalhadores no dia 14 de junho contra a reforma da previdência de Bolsonaro.

image

quarta-feira, 8 de maio de 2019

2ª Jornada Jurídica acontece nos dias 17 e 18 de maio

O movimento sindical de luta da região irá realizar no Sindicato dos Químicos a 2ª Jornada Jurídica da classe trabalhadora do Vale do Paraíba. A participação de importantes nomes do direito trabalhista do país, como o desembargador Jorge Souto Maior e o advogado e ex-presidente da OAB Cézar Britto, já estão confirmadas. O evento vai tratar das estratégias para defender os direitos dos trabalhadores e garantir uma unidade entre as organizações de luta.

A inscrição para o evento pode ser feita no site www.2jjuridicadostrabs.wixsite.com/sjuridica. O salão de eventos do Sindicato dos Químicos fica à Praça Maldonado Campoy, 21, no centro, em São José dos Campos/SP.




sexta-feira, 3 de maio de 2019

Avanços na Teknia

Os trabalhadores do 1º e do 2º turno da Teknia, em Jacareí, participaram de assembleia conjunta nesta tarde e encerraram a Campanha de PLR na empresa. Parabéns aos companheiros e companheiras pela longa mobilização do período! Agora é se preparar para as próximas lutas. Segunda, 6, haverá audiência na justiça sobre as condições de trabalho na empresa.

image

quarta-feira, 1 de maio de 2019

DIA DO TRABALHADOR - 1º de Maio de Luta!

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras realizam, hoje, ato unificado de todas as centrais sindicais no Vale do Anhangabaú. As mobilizações do Dia do Trabalhador ocorrem em várias cidades do país e preparam a construção da GREVE GERAL contra a reforma da previdência de Bolsonaro e Paulo Guedes. O Sindicato dos Químicos, a associação de sindicatos Unidos Pra Lutar e outras organizações marcharam da Praça da Sé até o Vale do Anhangabaú, onde ocorreu o ato unificado.



O Sindicato dos Químicos, o Sindicato dos Metroviários, a Unidos Pra Lutar, a Pastoral Operária marcharam da Praça da Sé até o Vale do Anhangabaú, na manhã deste Dia do Trabalhador, e se encontraram com todo o movimento sindical e movimentos sociais para um grande ato unificado contra a reforma da previdência e os outros ataques do governo Bolsonaro aos direitos dos trabalhadores.

Notícias anteriores