Os trabalhadores químicos da empresa Solutech Ingredientes paralisaram as atividades nesta manhã de quarta-feira, 22, no turno das 6h, à espera de nova negociação com a empresa. Os trabalhadores reivindicam estabilidade de emprego de seis meses devido a pandemia do COVID-19.
A Solutech está localizada no bairro Pagador de Andrade, em Jacareí/SP, produz insumos para as empresas alimentícias para a produção de laticínios, pães, sucos e outros. A empresa se declara líder na fabricação de Fosfatos de Cálcio Food Grade no Brasil e no Mercosul.
O Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e região, filiado à Unidos pra Lutar e à CSP/Conlutas, enviou carta a todas as empresas químicas e farmacêuticas da região no mês passado exigindo adequações frente à pandemia da COVID-19, como: licença remunerada para os trabalhadores de setores não essenciais, liberação imediata dos grupos de risco (por idade e doenças), fornecimento de material de proteção contra o novo coronavírus para todos os funcionários e em quantidade adequada, distanciamento no local de trabalho e estabilidade de emprego.
Houve quatro negociações com a empresa que só resultaram em respostas genéricas sem precisão das medidas tomadas, negando a estabilidade do emprego e ainda querendo a aplicação de redução de direitos. É um absurdo uma empresa que está produzindo e lucrando em meio à crise da pandemia negar direitos básicos como proteção contra a COVID-19 e estabilidade no emprego aos trabalhadores que produzem bens essenciais e expõem suas vidas aos riscos de contágio no trabalho porque não podem praticar o isolamento social completo.
Exigimos e esperamos rápidas negociações que levem solução às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa. Haverá nova assembleia com os trabalhadores no início desta tarde.
Vale ressaltar que a direção do Sindicato dos Químicos e os trabalhadores em paralisação seguem as orientações de distanciamento, o uso de máscaras, conforme as diretrizes de segurança contra o avanço da pandemia.