Vitória dos trabalhadores e trabalhadoras! Depois de uma manhã de paralisação, a empresa voltou a negociar com o Sindicato e os companheiros aprovaram agora na entrada do segundo turno a proposta. Chegou-se a quatro meses de estabilidade devido à pandemia do COVID-19, o não desconto das horas paradas, distribuição de equipamentos de segurança contra o coronavírus e a não aplicação da MP 936 na empresa. Esta medida provisória do governo estabelece redução e/ou suspensão do contrato de trabalho e do salário, o que acarretaria a perda de uma série de direitos trabalhistas num momento de muitas incertezas econômicas.
Os trabalhadores (as) da Solutech estão de parabéns por derrotarem a MP 936 na luta! Vale ressaltar que as assembleias foram realizadas nesta quarta-feira, 22, seguindo as orientações do uso de máscara e distanciamento social, conforme preconiza a OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde.
Também é importante dizer que o Sindicato dos Químicos defende que os ricos paguem pela crise e a instabilidade econômica causadas por esta pandemia. Todo mundo não quer o fim das mamatas? Pois bem! A cobrança de impostos dos mais ricos (veja bem, estamos falando apenas dos mais ricos) traria R$ 272 bilhões para a economia. Não é preciso esfolar os direitos trabalhistas e reduzir salários com a MP 936, o que reduz o poder de compra das famílias brasileiras. O que o governo tem que fazer é justiça e cobrar o que é devido dos ricos, que, proporcionalmente, pagam menos impostos ou até mesmo nem pagam sobre algumas cadeias produtivas e/ou de consumo.