segunda-feira, 18 de maio de 2020

Exames confirmam mais 18 trabalhadores químicos contaminados na Compass

imageOs exames para verificar a contaminação pelo COVID-19 nos trabalhadores da Compass Minerals, em Jacareí, apontaram 18 novos contaminados. Um trabalhador está internado. Os outros seguem o tratamento em quarentena domiciliar.

Os testes foram realizados após uma paralisação do Sindicato dos Químicos, na última quinta-feira, 14, para exigir a realização do exame em todos os trabalhadores e trabalhadoras. Isso porque três funcionários da empresa já haviam testado positivo para o novo coronavírus.

No total, 21 trabalhadores da empresa estão contaminados. Nesta segunda-feira, 18, a empresa está providenciando mais 150 kits de testagem para ampliar a coleta de exames.

Para o dirigente do Sindicato dos Químicos e funcionário da empresa Reginaldo Souza, “é preciso testar todos os funcionários diretos, terceirizados e prestadores de serviços com presença frequente na empresa. Este vírus tem uma grande facilidade de contaminação. Por isso, é preciso ampliar as testagens.”

“O Sindicato vai acompanhar a volta dos trabalhadores não contaminados ao trabalho, a abertura de CAT para os companheiros contaminados e exigir o reconhecimento do nexo causal, que é uma luta da classe trabalhadora do país neste momento de pandemia”, completa.

Segundo Reginaldo, “também é importante a empresa ampliar os testes para os familiares dos trabalhadores testados positivos. A curva de contágio tem que ser contida dentro de casa para que estes funcionários possam se recuperar sem o risco do vírus circular na quarentena destes trabalhadores”.

Vale ressaltar que os decretos do governo federal desobrigaram a realização de exames médicos periódicos pelas empresas e até amenizaram a fiscalização das condições de trabalho, neste momento. Ambas as decisões são muito graves, estão facilitando a propagação da contaminação e atrasam a reabertura da economia. A detecção o quanto antes da contaminação ajuda a conter a curva de contágio, evita a superlotação dos hospitais e o esgarçamento do SUS (Sistema Único de Saúde).

A direção do Sindicato dos Químicos presta total solidariedade aos trabalhadores vítimas desta pandemia. A saúde e a vida têm que estar acima da produção.


Notícias anteriores