quinta-feira, 14 de maio de 2020

Avanço na Compass - Jacareí

A manhã de mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras na Compass, em Jacareí, encerrou-se com a conquista da realização de exames do COVID-19 em todos os funcionários da empresa. A coleta de sangue para o exame já ocorreu no começo da tarde. Todos os trabalhadores fizeram o teste e foram dispensados. Os companheiros serão comunicados dos resultados e só a partir de então serão chamados a retornar ao trabalho.

Esta é uma conquista importente por colocar a saúde e vida dos trabalhadores acima da produção. Três companheiros já haviam testado positivo para o COVID-19.

Esta discussão ressalta a perversidade das MPs editadas pelo governo que desobrigam as empresas de exames ocupacionais durante a pandemia, constrange a fiscalização das condições de trabalho e dificultava o reconhecimento do nexo causal, medida derrubada na justiça.

A defesa da saúde dos trabalhadores se dá no chão da fábrica e no combate às medidas absurdas e falhas deste governo no controle da pandemia e tratamento dos infectados.

Parabéns aos companheiros (as) da Compass pela mobilização e exigência do direito de realização imediata dos exames para o tratamento de possíveis infectados e o controle da pandemia dentro do ambiente de trabalho.

Só a luta garante a vida!

Notícias anteriores