quinta-feira, 15 de março de 2018

Dia Internacional da Mulher: Boca no Trombone 280

imageA Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Químicos realizou várias atividades neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Houve uma palestra no Sindicato, em São José dos Campos, no dia 7 com a escritora e jornalista colombiana Carmem Carrasco sobre o combate ao machismo. Mais de 100 pessoas estiveram presentes, entre trabalhadores da base e militantes do movimento sindical da região.

No dia 8, houve assembleia na Johnson e as companheiras levantaram este ponto de discussão.

No último dia 10, a Secretaria de Mulheres realizou outra atividade sobre o Dia Internacional da Mulher. Houve uma palestra e debate com a professora Marcela Moreira. Cerca de 80 trabalhadoras participaram da atividade, que tratou do combate ao machismo, à exploração econômica, à dupla jornada de trabalho e a luta contra a reforma da Previdência, que penaliza as mulheres ainda mais que os homens.

As diretoras Ana Maria, Simone, Solange e Lígia têm coordenado as atividades da Secretaria de Mulheres do Sindicato para as trabalhadoras e participado de todas as atividades, passeatas, discussões do movimento sindical da região no combate a opressão de gênero. Este é um compromisso da diretoria do Sindicato com as trabalhadoras da categoria.

Viva a luta das trabalhadoras e trabalhadores de todo o mundo!

|Abrir jornal|

A luta de Marielle segue viva na luta da classe trabalhadora

Vereadora do PSOL fora executada junto com seu motorista após denunciar atrocidades da PM

A direção do Sindicato dos Químicos de São José dos Campos repudia a execução da vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ) e do seu motorista Anderson Pedro Gomes em emboscada no bairro do Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira, 14. Não se trata de assassinato. Foi execução.

image

Marielle era voz de uma parcela da população marginalizada em função da pobreza, da etnia e da localização geográfica (morros e periferia). A companheira era feminista, mãe, negra, favelada e militante atuante das causas sociais. Fora executada ao voltar de um encontro para debater as condições sociais das mulheres negras, no centro do Rio de Janeiro.

A eleição de Marielli foi uma vitória do povo carioca contra o poder da burguesia nas eleições. Dos 51 vereadores do Rio de Janeiro, a maioria ricos e/ou patrocinados por grandes empresas, Marielle foi a 5ª mais votada com 46,5 mil votos, em 2016. A base de atuação dela fora principalmente o conjunto de 16 favelas que formam o complexo da Maré, onde nasceu.

Marielli e Anderson foram executados no asfalto, não nos morros. Isso diz muito sobre as circunstâncias da execução da vereadora, que era socióloga, mestre em administração pública e lutava contra a violência policial num país em que um jovem negro é assassinado a cada 21 minutos. Os dados são do Centro de Informações da ONU no Brasil, sediado no Rio de Janeiro.

Marielle era crítica e denunciava as atrocidades contra a população civil da intervenção militar no Rio de Janeiro. Moradores têm sido fichados nos morros e periferias. No dia 10 de março, Marielle denunciou que o 41º batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro está violentando moradores de Acari. Dois jovens foram mortos e jogados em vala comum.

Este batalhão tem o maior índice de letalidade de todo o estado fluminense. Segundo o ISP (Instituto de Segurança Pública), o 41º batalhão da PM do Rio registrou cerca de 450 mortes só nos últimos cinco anos.

Era contra este estado de descontrole e este tribunal de exceção que Marielle se levantava. Uma mulher inconformada com o estado das coisas e que acreditava na mudança, acreditava no poder das transformações sociais.

A luta de Marielle é a luta de um povo pobre, trabalhador, oprimido. A execução da vereadora e do seu motorista tenta barrar a luta por transformações sociais, tenta barrar a mudança, tenta barrar o sonho de que uma outra sociedade é possível.

A intervenção militar no Rio de Janeiro é resultado do fracasso da política de combate ao crime e não poderá jamais resolver a falta da presença do Estado nos morros, nas periferias, assim como nos centros com saúde, educação, lazer, cultura, qualidade e perspectiva de vida. Balas tiram vidas! Não resolvem problemas históricos complexos.

A luta de Marielle segue viva, é travada por milhares de trabalhadoras e trabalhadores, negros, brancos, pobres das periferias ou dos centros contra a criminalização da pobreza, a espetacularização de ações militares, que tem data para começar e acabar sem garantir segurança pública, e a supressão de direitos invioláveis do nosso povo.

Marielle presente! E sua, a nossa luta também! Abaixo a intervenção militar!

sábado, 10 de março de 2018

Secretaria da Mulher organiza: Atividade do dia Internacional da Mulher

As diretoras da Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Químicos, Ana Maria, Solange, Simone e Lídia, realizaram, hoje, 10, nova atividade com cerca de 80 trabalhadoras da categoria em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Houve uma palestra no salão de assembleia do Sindicato e colocações das trabalhadoras sobre a luta contra o machismo, a exploração econômica, a dupla jornada de trabalho e a luta contra a reforma da Previdência, que penaliza as mulheres ainda mais que os homens. Viva a luta das trabalhadoras e trabalhadores de todo o mundo!

image

div-tabela-blog

Acompanhe o debate com a companheira Marcela Moreira, professora e assessora do Sindicato dos Químicos Unificados de Campinas e Osasco.


|Link para baixar a apresentação em slides da palestra|

COMBATE AO MACHISMO!

Combater o machismo é dever de cada homem e mulher tanto quanto de políticas públicas.
• As frases “Onde você acha que vai vestida assim?'', “A culpa não é minha, olha como você tá vestida!'', “Se saiu de casa assim, é porque está pedindo'' devem ser banidas;

• Feminismo é assunto de homem também; limpar a casa, lavar a louça, educar os filhos, lavar roupa também; e isso deve ser ensinado desde cedo;

• Salários iguais para trabalhos iguais; que a maternidade não custe o direito de uma mulher a carreira profissional; que o assédio sexual seja punido com demissão;

• Mulheres, em nenhuma hipótese, podem ser xingadas com palavras de desqualificação ou subjugadas pelo que se espera e se impõe ao comportamento da mulher.

sexta-feira, 9 de março de 2018

Eleições Sindicais 2018

ELEIÇÕES SINDICAIS

EDITAL DE ENCERRAMENTO DO PRAZO PARA REGISTRO DAS CHAPAS, CHAPAS REGISTRADAS E PRAZOS PARA IMPUGNAÇÕES

CONFORME determina o artigo 101 do Estatuto do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de São José dos Campos e Região e, tendo em vista os termos do Edital de Convocação das eleições para a composição da Diretoria Colegiada e Conselho fiscal da entidade, a ser realizada em primeiro escrutínio nos dias 05 e 06 de abril de 2018, o Sindicato por meio da coordenação, na forma do estatuto, faz saber que no prazo para registro de chapas encerrado em 09.03.2018, compareceram perante a Secretaria da entidade uma (01) chapa que recebeu o nº 01, por ordem de inscrição, com a seguinte composição:

CHAPA Nº 01 – COMPOSIÇÃO:

DIRETORIA COLEGIADA

1 ALDWILLIAM CORTES MUNIZ

2 ANA MARIA LOUZADA AMORIM

3 ANDERSON ALEXANDRE PEREIRA

4 ALMIR ROBERTO MOREIRA BARP

5 CARLOS EDUARDO DO NASCIMENTO

6 CARLOS ROBERTO DE SOUZA

7 DAVI PAULO DE SOUZA JUNIOR

8 EDILSON RIBEIRO DE PALMA

9 EDSON HENRIQUE CASTILHO

10 EMILIANA IZABEL SILVA QUEIROZ

11 FABIO RIBEIRO TIAGO

12 GYSELE MIRANDA DE MOURA

13 GIOVANNI DE ALMEIDA TELES

14 JOEL VICENTE RODRIGUES

15 JULIANO AUGUSTO LOPES

16 LIDIA DOS SANTOS LOUZADA

17 LUIZ EDUARDO SANCHES

18 LUIZ HENRIQUE DE BARROS

19 MICHAEL LUIZ DOS SANTOS

20 MICHEL CARDOSO

21 MARCOS VALÉRIO DOS SANTOS

22 MARCOS VIEIRA DE OLIVEIRA

23 ONIAS CARLOS PIRES

24 REGINALDO DE SOUZA

25 ROGERIO PINHEIRO MAURICIO

26 SIMONE NOGUEIRA COELHO

27 SOLANGE TALHARI MENDES

28 THYERRY WENDEL DA SILVA

29 VINICIUS JOSÉ FONSECA MANTA

30 WANDERSON VITAL DA SILVA

31 WELLINGTON LUIZ CABRAL

CONSELHO FISCAL

TITULARES

32 KLEBER SANTOS DE SOUZA

33 PAULO LOURENÇO

34 RONDINELI CAETANO MARTINELI

SUPLENTES

35 SILVIO ANTONIO PEREIRA

36 ELIANA APARECIDA ALBINO DE FARIA

37 CRISTIANO IDALGO LEITE

Fica aberto o prazo para a apresentação de impugnação de candidaturas, de acordo com o artigo 101 do Estatuto da entidade, cujo prazo é de 48 horas a contar da publicação do presente edital, sendo que eventuais impugnações deverão ser apresentadas neste prazo na Secretaria do Sindicato no horário das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

São José dos Campos, 10 de março de 2018.

LUIZ EDUARDO SANCHES CARLOS ROBERTO DE SOUZA
(Representantes Legais e Coordenadores do Pleito)

|Baixar este edital no Formato PDF|

quinta-feira, 8 de março de 2018

Dia internacional das Mulheres 2018

A Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Químicos realizou um debate na noite de ontem, 7, com a escritora e jornalista colombiana Carmem Carrasco. O debate: "A revolução das mulheres tem a força de um furacão" contou com a presença de mais de 100 pessoas e foi mediado pela dirigente Simone Coelho, do Sindicato dos Químicos, e pela companheira Emanuelly Nery. A companheira Suzete Chaffin fez a tradução simultânea. Confira o importante debate sobre o combate ao machismo no vídeo a seguir. 

terça-feira, 6 de março de 2018

Debate “A revolução das mulheres tem força de um furacão”

Participe do debate no Sindicato dos Químicos nesta quarta-feira, 7. Esta é uma importante atividade do Dia Internacional da Mulher.

image

Químicos definem pauta do setor farmacêutico

imageOs sindicatos organizados na FETQUIM (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Estado de São Paulo) definiram a pauta da Campanha Salarial 2018 do setor farmacêutico. A data-base deste setor da categoria química é 1o de abril. A pauta será
entregue à patronal quarta-feira, 7. A negociação deste ano envolve apenas cláusulas econômicas.

O levantamento do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) aponta que a inflação acumulada nos 12 meses referentes à negociação do setor farmacêutico deve ficar em torno de 2,24%.

O setor farmacêutico emprega 56 mil trabalhadores no estado e tem crescido muito independente dos outros setores da economia. A receita da indústria farmacêutica cresceu 11,5% só em 2017.

Por isso, nós temos muita margem para lutar por um bom acordo e aumento real para os companheiros do ramo farmacêutico da nossa categoria.

Agora é partir para as mobilizações!

Segue a pauta para a Campanha Salarial do setor farmacêutico:

· Reajuste Salarial de 5%;
· Salário Normativo R$ 1.711,00;
· PLR de 2 pisos ( R$ 3.422,00);
· Cesta Básica de R$ 360,00.

Leia mais noticias aqui>>

segunda-feira, 5 de março de 2018

Atividades do Dia Internacional da Mulher

image

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

imageUma data para falarmos de igualdade de gênero e de oportunidades

O Dia Internacional da Mulher é uma data de comemoração por tudo o que já foi conquistado pelas trabalhadoras no mundo, mas, acima de tudo, é uma data de luta. O Dia Internacional da Mulher Trabalhadora é celebrado em centenas de países com conferências, debates e atos públicos para defender os direitos da mulher na sociedade atual. A luta das trabalhadoras é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito, o machismo e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários menores exercendo a mesma função que homens, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

8 de março é um dia em que devemos expor para a sociedade a luta cotidiana da mulher trabalhadora contra o capitalismo, as reformas neoliberais que retiram direitos de mulheres e homens, mas tem peso maior sobre as mulheres por causa da dupla jornada com o trabalho doméstico, violência sexual e psicológica, o fim do trabalho doméstico como atribuição apenas da mulher, a objetificação das mulheres por padrões estéticos e de comportamento sexual.

Por saúde e educação públicas de qualidade e por todas as lutas que reivindiquem para trabalhadoras e trabalhadores melhor qualidade de vida.

Leia mais matérias do Jornal 276 aqui>>

Torneio de Futebol 2018

image

sexta-feira, 2 de março de 2018

Edital de Eleição

imageEDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ELEIÇÃO DA DIRETORIA E DO CONSELHO FISCAL DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS E PLÁSTICAS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO PARA TRIÊNIO 2018/2021

Pelo presente Edital, conforme deliberação da assembleia geral de 02.03.2018, ficam CONVOCADAS as eleições no âmbito de assembleia geral ordinária, conforme o estatuto, para escolha da Diretoria Colegiada e os membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal, sendo eleitores os trabalhadores nas Ind. Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Santa Branca, Caçapava, Tremembé, Jambeiro, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela na condição de associados da entidade, assim como os aposentados na categoria conforme estatuto. A eleição da Diretoria e Conselho Fiscal, ora convocada, ocorrerá nos dias 05 e 06 de abril de 2018, em primeiro escrutínio. O prazo para registro de chapas, conforme regra estatutária, dar-se-á do dia 05.03.2018 à 09.03.2018, contado 05 (cinco) dias uteis da data da publicação deste Edital. Cópias deste edital encontram-se afixado na sede e sub-sedes do sindicato e publicadas no jornal do sindicato. A Secretaria do presente pleito eleitoral funcionará no horário das 08h até ás 12h e das 13h até as 17h de 2ª a 6ª feira, na sede do Sindicato, em São José dos Campos, situada na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, nº 51 - Santa Luzia, em dias uteis a contar de 05.03.2018 . Por exigência estatutária, fica, em caso de não ser alcançado o quórum em primeira votação ou havendo empate entre chapas mais votadas, convocada pelo presente, a segunda eleição para os dias 12 e 13 de abril de 2018. Em caso de não atingir o quórum em segunda votação ou havendo empate entre chapas mais votadas, fica convocada a terceira eleição para os dias 19 e 20 de abril de 2018. Havendo empate entre chapas mais votada na terceira votação, fica convocada pelo presente, eleição para os dias 26 e 27 de abril de 2018. Em caso de segunda e/ou terceira convocação, serão mantidas as urnas fixas e itinerantes, roteiros e horários da primeira votação. Para realização do pleito, inclusive em caso de segundo ou terceiro escrutínio, serão instaladas no total 26 (vinte e seis) urnas, sendo 18 (dezoito) urnas fixas e 08 (oito) urnas itinerantes, conforme detalhado a seguir: URNAS FIXAS: Urnas fixa nº 01, nº 02, nº 03 e nº 04 serão instaladas na empresa JOHNSON & JOHNSON nos dias 05 e 06 de abril das 05h às 01h; Urna fixa nº05 instalada na empresa TI BRASIL nos dias nos dias 05 e 06 de abril das 05h às 23h; Urna fixa nº06 instalada na empresa IPA no dia 05de abril das 05:30 h às 23:30h e no dia 06 de abril das 05:30 h às 21:30h; Urna fixa nº07 instalada na empresa FADEMAC no dia 05 de abril das 05h às 23h e no 06 de abril das 05h às 20h; Urna fixa nº08 instalada na empresa PRODUQUÍMICA UNIDADE I e II (JACAREÍ) no dia 05de abril das 05h às 24h na UNIDADE I e no dia 06 de abril das 05h às 23h na UNIDADE II; Urna fixa nº 09 instalada na empresa PLASTIC OMNIUM no dia 05 de abril das 06h às 01h e no dia 06 de abril das 06h às 24h; Urna fixa nº 10 instalada na empresa BASF/PULCRA dias 05 e 06 de abril das 06h às 24h; Urna fixa nº 11 instalada na empresa ALLTEC nos dias 05 e 06 de abril das 05h30m às 21h; Urna fixa nº 12 instalada na empresa PELZER no dia 06 de abril das 06h às 21h; Urna fixa nº 13 instalada na empresa MONSANTO nos dias 05 e 06 de abril das 07h às 01h; Urna fixa nº 14 instalada na FLC/LOCOMATIVA no dia 05 de abril das 05h às 23h e no dia 06 de abril das 05h às 17h ; Urna fixa nº 15 instalada na SUBSEDE DO SINDICATO CAÇAPAVA nos dias 05 e 06 de abril das 08h às 17h; Urna fixa nº 16 instalada na SUBSEDE DO SINDICATO EM JACAREÍ nos dias 05 e 06 de abril das 08h às 17h; Urna fixa nº 17 instalada na SUBSEDE DO SINDICATO EM TAUBATÉ nos dias 05 e 06 de abril das 08h às 17h; e, Urna fixa nº 18 instalada na SEDE DO SINDICATO (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS) nos dias 05 e 06 de abril das 08h às 17h. URNAS ITINERANTES - (coletam votos com roteiro e horários definidos na Comissão Eleitoral: Urnas Itinerantes nº 19, nº20 e nº 21 em JACAREÍ; Urnas Itinerantes nº 22 e nº 23 em TAUBATÉ/TREMEMBÉ; Urna Itinerante nº 24 em CAÇAPAVA/JAMBEIRO; e, Urnas Itinerantes nº 25 e 26 em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.

São José dos Campos, 02 de março de 2018.

Luiz Eduardo Sanches e Carlos Roberto de Souza

Representantes legal do sindicato e Coordenadores do Processo Eleitoral.

|Baixar esse edital no formato oficial em PDF|

Notícias anteriores