quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Saque do FGTS: cuidado com o que não foi dito!

imageO neoliberalismo do governo Bolsonaro aumenta o desemprego, o endividamento das famílias e sufoca a economia. Para aliviar o desastre, o ministro Paulo Guedes vai liberar o saque de R$ 500,00 do DINHEIRO DO TRABALHADOR do saldo do FGTS.

A liberação depende de uma série de regras, conforme a modalidade de saque. Contudo, o que não é dito é que, primeiro: este dinheiro é seu! O governo está usando o seu FGTS, que é uma poupança do trabalhador registrado em carteira, trabalhador no regime formal de trabalho, para incentivar a economia. Não deixa de ser uma ironia um governo que vive arrotando que pretende aproximar cada vez mais o trabalhador da informalidade liberar parte do FGTS para incentivar a economia, sendo que o FGTS só é possível graças a FORMALIDADE do trabalho. Essa é uma conquista trabalhista! Não é concessão nem de governo nem de patrão!

Segundo: o FGTS tem regras próprias de resgate. Isso significa que se você usar parte do fundo para qualquer finalidade que seja você ficará a mercê das regras de resgate futuro. Aí entra um problema quanto à modalidade de Saque Aniversário, que é a retirada de um percentual do seu saldo anualmente no mês do seu aniversário ou nos dois meses seguintes. Se optar por este modelo, que será implementado a partir do ano que vem, o trabalhador PERDE O DIREITO de receber o saldo total no momento da demissão. O governo diz que o trabalhador estaria abrindo mão espontaneamente de sacar em caso de demissão sem justa causa. Ou seja, o saque liberado do FGTS, neste caso, não seria mais o mesmo no momento de uma eventual rescisão trabalhista.

Na total incompetência e fracasso econômico, o governo vai usar o seu FGTS para você quitar parte de suas dívidas e ter a sensação de que as coisas começaram a mudar. É uma fantasia! O país está comprometido com a falência do modelo econômico neoliberal e com o trabalhador ainda abrindo mão de uma garantia futura por causa de dívidas imediatas. Fique atento!

Notícias anteriores